terça-feira, maio 28, 2024
Desde 1876

Afinal, o que é e o que causa a intolerância à lactose?

Um dos problemas alimentares mais comuns é a intolerância à lactose. Uma pessoa é diagnosticada com este mal quando seu organismo não consegue digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite e em seus derivados. De acordo com o Ministério da Saúde, isso acontece quando há uma deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase.

Uma das dúvidas mais comuns que envolvem o assunto é se intolerância é a mesma coisa que a alergia a lactose. Não, não são as mesmas coisas. Alergia é uma resposta imunológica do organismo. Outro questionamento é se a pessoa já nasce com o problema ou desenvolve depois, e sim, as duas coisas podem acontecer. Um paciente pode nascer com esse “defeito” na produção de lactase, seu organismo pode diminuir a produção da substância com o passar dos anos por causa de problemas no intestino ou a intolerância pode ser simplesmente uma consequência do envelhecimento.

Quem é intolerante à lactose e mesmo assim ingere esse açúcar do leite, pode sofrer com dores abdominais, diarreia, gases, enjoos e desconfortos. Esses sintomas podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de lactose que foi consumida e, também, com o quanto o organismo consegue tolerar.

O indicado para os pacientes que não conseguem ficar longe de leite, queijo, iogurte, requeijão e de todos os alimentos que possuem lactose é tomar um medicamento, prescrito por um médico, que vai inibir os sintomas.

Fonte: Pleno News/Foto: Freepik

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo