O Instituto Arraial do Pavulagem revelou o calendário de ações culturais para 2025, destacando três eventos emblemáticos que prometem celebrar a cultura popular amazônica em tempos de grande visibilidade para Belém especialmente no ano da COP30. Confira os destaques:
Arrastão do Círio
A 23ª edição do tradicional Arrastão do Círio terá inscrições abertas entre 30 de agosto e 1º de setembro, em formato online e segmentadas por grupos de participação (Pernalta, Pernaltinha, Dança, Animação, Percussão). No dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, será realizado o show de lançamento, com música ao vivo e Feira Criativa aberta ao público. Todos os inscritos deverão também participar do Cordão do Peixe-Boi.
Cordão do Peixe-Boi
O esperado retorno desta manifestação, suspensa desde 2013, está marcado para acontecer durante o período da COP30. Voltado ao público infantojuvenil, o cortejo estimulará a educação ambiental por meio da cultura popular, refletindo sobre sustentabilidade, preservação dos rios e da floresta.
Cordão do Galo
A 18ª edição do Cortejo marcará presença entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, em Cachoeira do Arari, Marajó. Integrada às festividades de São Sebastião patrimônio imaterial brasileiro a ação inclui oficinas de saberes tradicionais, passeios culturais e atividades sociais com foco na comunidade local.
O projeto cultural, batizado de Arrastão do Pavulagem Cultura da Amazônia na COP-30 e além, tem patrocínio máster da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do governo federal, estadual e municipal, além de instituições como Sesc, Ferryboat Amazonas e Concaves.
Essas iniciativas fortalecem a presença da cultura de rua como ferramenta de educação, resistência e celebração prestigiando as tradições amazônicas enquanto inserem a cidade de Belém no mapa de eventos culturais com alcance global.
Imagem: Reprodução Revista Amazônia