Com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), mais de 500 atletas de 28 clubes participaram da Copa Campos Judô Interestadual, entre os dias 17 e 18 deste mês, na Arena Guilherme Paraense-Mangueirinho, e a Associação Rio Caeté, tornou-se campeã geral da competição, com 48 medalhas, sendo 25 de ouro, 15 de prata e 8 de bronze, nas categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veterano. No Festival Infantil, o Instituto Alcilene Magalhães-ICTAM, levou o troféu de campeão por levar 42 atletas na faixa etária de 4 a 10 anos.
A secretária titular da Seel, Ana Paula Alves, ressaltou a realização histórica do judô paraense, no Mangueirinho. “É com muita alegria que nós do Governo do Pará, por meio da Seel, realizamos pela primeira vez, na Arena Mangueirinho, um evento do Judô Paraense, presenciar a alegria dos atletas com a estrutura da Arena, e de pisar em quadra, nos mostra que estamos no caminho certo na valorização do esporte de maneira geral, no Estado do Pará”, disse a secretária.
A Copa Campos Judô, é uma competição local com finalidade a pontuação no ranking estadual e nacional. Um dos atletas participantes foi o campeão Sulamericanos e soldado da polícia militar, Elder Jaffer, que conquistou duas medalhas de ouro nas categorias sênior e master até -100 kg. “Um motivo de muita felicidade e um sentimento de dever cumprido. Essa competição serviu de preparação para a minha próxima batalha, que será o campeonato Pan-Americano de Judô Master, que será realizado no mês que setembro em Bogotá — Colômbia. Desde já agradeço a Seel e a Polícia Militar do Estado do Pará, por todo incentivo e apoio”, disse o atleta medalhista, Elder Jaffer.
A competição teve dois momentos, o primeiro foi no sábado para as categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veterano, e no domingo para as categorias infantis do Festival de Judô. Para o presidente da Federação Paraense de Judô, Alcindo Campos, o apoio do Governo do Pará foi fundamental na realização da Copa, no Mangueirinho. “A alegria é muito grande, pela primeira vez o Governo libera o Mangueirinho, para um evento do Judô. É uma conquista muito grande para o judô! Está em um espaço climatizado, um ambiente muito satisfatório para grandes eventos nacionais e internacionais. Em dois dias de evento no Mangueirinho, deu para se observar a satisfação muito grande dos atletas, principalmente das crianças, que foi encerrado no domingo, em que houve muita, muitos elogios em relação a essa competição, só temos a agradecer ao Governo”, disse o presidente.
RESULTADO GERAL COM ENTREGA DE TROFÉU
1º— Rio Caeté — 48 medalhas:
25 de ouro, 15 prata e 8 bronze.
2º — Clube do Remo — 28 medalhas:
14 de ouro, 7 prata e 7 bronze.
3º— Instituto Centro de Treinamento Alcilene Magalhães — 14 medalhas:
6 de ouro, 4 prata e 4 bronze.
4º— Luz Judô Clube — 9 medalhas:
5 de ouro, 4 prata e 4 bronze.
5º— Associação Veleiro de Judô — 9 medalhas:
4 de ouro, 5 prata e 5 bronze.
RESULTADO FESTIVAL COM ENTREGA TROFÉU
1º — Campeão — Instituto Centro de Treinamento Alcilene Magalhães — Judô Cidadania — com 42 atletas.
2º —Academia Carlos Vassalli-com 34 atletas
3º — Associação Veleiro de Judô conquistou com 29 atletas.
Imagens: Jessé Lima