A menos de um ano da COP30, o programa Capacita COP 30, chegou a ilha do combu com uma proposta inédita: oferecer cusrsos gratuitos voltados para turismo sustentável, inglês para atendimento e marketing digital. A ação busca qualificart os moradores e empreendedores locais para receber turistas nacionais e internacionais durante a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que será sediada em Belém em novembro.
Cada curso tem 30 vagas e as aulas ocorrem á noite, garantido o acesso dos moradores que trabalham durante o dia. Os conteúdos abordam hospitalidade, sustentabilidade, comunicação com visitantes estrangeiros, técnicas de venda e uso de ferramentas digitais , com foco especial nos donos de bares, restaurantes e trabalhadores do setor turístico da ilha.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Ciência , Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, (SECTET), a associação de moradores da ilha do Combu, a associação de Bares e restaurantes e a Associação de Barqueiros da ilha. Para se inscrever, os interessados devem procurar uma das associações locais.
“ Levar formação profissional às comunidades ribeirinhas como a do Combu é garantir que todos participem do legado que a COP 30 vai deixar para o Pará” afirmou Victor Dias, secretário da SECTET.
Essa é a primeira vez que cursos do capacita COP 30 são ofertados diretamente na ilha. A oportunidade tem sido bem recebida por moradores como a professora aposentada Ana Cardoso, que sonha em abrir sua própria hospedagem. “ Agora, com o curso, estou aprendendo como receber melhor os visitantes e até me comunicar com estrangeiros” contou.
Para Rosivaldo Quaresma, presidente da Associação de Empreendedores da Ilha do Combu, a chegada do curso é um divisor de água. “ Muitos aqui nunca tiveram essa chance. Poder aprender sobre turismo e se comunicar com quem vem de fora será um garnde diferencial”, destacou.
O capacita COP 30 é uma das principais estratégias do governo do Pará para garantir que o evento internacional promova inclusão social e oportunidades reais. Até o fim de abril, mais de 22 mil capacitações foram realizadas em áreas como hospitalidade, gastronomia, lazer e infraestrutura
Foto: Agência Pará