O CarnaBelém 2026 transformou o distrito de Outeiro, na noite de ontem, segunda-feira, 16, em um grande palco de celebração popular, reafirmando a força do Carnaval paraense. Entre luzes, plumas, e o som vibrante das baterias, a festa tomou conta das ruas e reuniu famílias, foliões e amantes da cultura carnavalesca em um espetáculo marcado por emoção e identidade cultural.
Cinco agremiações carnavalescas desfilaram na passarela do samba montada no Pistão da Água Boa, reunindo cerca de 3 mil pessoas, segundo a subprefeitura de Outeiro. O desfile começou às 21h e seguiu até às 3h da madrugada, consolidando o evento como um dos grandes momentos do Carnaval na capital paraense.

Abrindo a programação, o Grêmio Recreativo e Carnavalesco Coringa do Samba encantou o público com o enredo “A Lenda da Vitória-Régia”. Cerca de 150 brincantes levaram para a avenida elementos da cultura amazônica, com comissão de frente representando guerreiros e guerreiras, carro abre-alas “Naiá e a Lua” e alas como “Vitória-Régia”, “A Bela Flor” e “Inocência de Naiá”. A escola ainda destacou o tradicional casal de mestre-sala e porta-bandeira como “Flor da Vitória-Régia”, além da ala das baianas “Espelho das Águas”.
Na sequência, a Associação Carnavalesca Encanto da Ilha apresentou aproximadamente 270 fantasias, com alas temáticas como “Búfalo do Marajó”, “Festividade de São Pedro”, “Caravelas” e “Natureza”, além da ala das baianas. A comissão de frente representou os povos indígenas, reforçando a identidade cultural da região. O representante da escola Encanto da Ilha, Francisco Carlos Souza Silva, destacou o envolvimento da comunidade na construção do desfile.

Segundo Francisco, a preparação envolveu toda a comunidade.
“Estamos preparando cerca de 270 fantasias para os foliões do Distrito de Outeiro. Cada ala foi pensada para valorizar nossas raízes e a cultura local. É uma emoção muito grande fazer parte do CarnaBelém e ver a comunidade abraçando o nosso trabalho”, destacou o carnavalesco.
A Associação Cultural e Carnavalesca O Sindicato levou para a avenida o enredo “Um Encanto de Orixás”, com 300 brincantes, incluindo 40 ritmistas. A comissão de frente representou as filhas de santo, enquanto o porta-estandarte trouxe a representação de Exu. Um tripé com Iemanjá e suas oferendas emocionou o público. A escola se dividiu em seis alas, além do tradicional casal de mestre-sala e porta-bandeira e ala das baianas.
Já o Grêmio Recreativo Beneficente Cultural Gaviões do Samba apresentou para o Carnaval 2026 o enredo “Herança Negra”, destacando o surgimento do samba no Brasil e a herança deixada pelo povo africano escravizado. A escola estruturou o desfile em quatro alas: “Miscigenação de Raça”, “Miscigenação de Música”, “O Samba, o Legado” e “O Samba é Brasileiro, a Nossa Herança”. A comissão de frente representou a luta contra a escravidão, enquanto mestre-sala e porta-bandeira simbolizaram rei e rainha africanos, e o porta-estandarte representou o príncipe do samba. O representante da Gaviões, Jacson Antônio Pereira das Neves, ressaltou a importância do enredo para a valorização da história e da cultura afro-brasileira.

Para a direção da Gaviões do Samba, o enredo é um manifesto cultural. “O tema ‘Herança Negra’ fala do surgimento do samba no Brasil e da resistência do povo africano escravizado, que mesmo diante da opressão manteve suas crenças e raízes vivas. “O CarnaBelém é o espaço onde contamos essa história com orgulho e respeito”, afirmou Jacson Antônio Pereira das Neves.
A programação contou ainda com o desfile da Associação Carnavalesca Raio X, que levou para a avenida 250 brincantes e apresentou um mergulho cultural na Ilha do Marajó, destacando o município de Joanes e suas belezas naturais, tradições e manifestações religiosas. O enredo evidenciou as ruínas históricas de Joanes, a arte marajoara e as paisagens exuberantes da região. A escola valorizou ainda a Festa de São Pedro, a riqueza dos pescados, frutos do mar e frutas nativas, além do búfalo marajoara como símbolo da identidade local.
O ponto culminante do desfile foi a representação do Círio de Nossa Senhora do Rosário, expressão máxima de fé e devoção que percorre as ruas verdes da cidade, unindo cultura, religiosidade e história do povo marajoara. E assim a Associação Carnavalesca Raio X vem abrilhantar o desfile do Carnaval 2026 na ilha de Outeiro.
“Quero agradecer a todos que vieram prestigiar o nosso CarnaBelém. É uma festa construída com muito esforço pelas escolas e pelo poder público, valorizando a cultura, gerando renda e promovendo lazer para a nossa população”, destacou a subprefeita do distrito de Outeiro, Glenda Amaral,
O CarnaBelém segue com uma programação diversificada nos distritos e bairros da capital.
Além do apoio cultural, a Prefeitura garantiu uma série de serviços durante o CarnaBelém, como reforço na segurança com a Guarda Municipal, organização do trânsito, limpeza urbana, atendimento em saúde e suporte das equipes de fiscalização.
Fonte e imagens: Agência Belém








