Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, o estado intensifica testes de HIV, sífilis e hepatites, além de incentivar a atualização vacinal.
No ritmo da folia, a prevenção não pode ficar de fora. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove uma grande mobilização em todo o Pará focada no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. A ação estratégica visa aproveitar a grande circulação de pessoas no Carnaval para facilitar o acesso à informação e aos serviços de saúde.
Prevenção Combinada e Testagem Gratuita Equipes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e das Regionais de Saúde estarão presentes em destinos de grande fluxo, como Belém e Salinas, oferecendo:
- Testes rápidos: Resultados imediatos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
- Insumos: Distribuição gratuita de preservativos (internos e externos) e gel lubrificante;
- Orientações sobre Profilaxias: Informações sobre a PrEP (proteção antes da exposição) e a PEP (medida de emergência para ser usada em até 72 horas após uma situação de risco).
De acordo com a coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa, Andrea Miranda, o diagnóstico precoce é a chave para o sucesso do cuidado. “Muitas infecções não apresentam sintomas iniciais. Levar o teste para perto do folião ajuda a quebrar a cadeia de transmissão e garante tratamento imediato”, pontua.
Cuidado que vai além da folia O secretário de Saúde, Ualame Machado, reforça que, embora intensificado agora, o trabalho de prevenção é permanente em todo o estado. “Cuidar da saúde sexual é um direito e uma prioridade da nossa gestão”, afirma.
Check-up da Vacinação Além da saúde sexual, a Sespa alerta para a importância de estar em dia com a caderneta de vacinas. Devido às grandes aglomerações, os foliões devem verificar se estão imunizados contra a Covid-19, Influenza, Hepatite B e Tríplice Viral. A recomendação é que a atualização seja feita antes de cair na festa, garantindo proteção contra vírus respiratórios e outras doenças comuns em períodos de aglomeração.







