sexta-feira, junho 14, 2024
Desde 1876

Conselho Escolar é destaque como instrumento de democracia na gestão das escolas municipais

Diretores e coordenadores das escolas municipais de Belém participaram da formação focada no fortalecimento da gestão democrática nas instituições de ensino. O tema central do encontro foi “Conselho Escolar: Movimento da Democracia na Gestão Escolar e no Controle Social”.

O evento proporcionou aos educadores uma oportunidade valiosa de aprimoramento, destacando a importância do Conselho Escolar como um instrumento essencial para promover a participação da comunidade escolar na tomada de decisões e no acompanhamento das ações desenvolvidas pela escola.

Araceli Lemos, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), participou da mesa de abertura do evento e contou sobre a importância da gestão democrática.

“Quando temos a oportunidade de ter uma gestão democrática, favorecemos o melhor desempenho dentro de cada escola, pois a partir do trabalho coletivo isso será desenvolvido para todos e com todos. Isso é mais do que receber recurso, é fortalecer a rede municipal de educação”, frisou Araceli.

Durante a formação, os participantes foram capacitados sobre os aspectos fundamentais do Conselho Escolar, incluindo suas atribuições, composição, funcionamento e importância para a construção de uma gestão escolar mais democrática e participativa.

Potencializando saberes

“Ofertar permanentemente eventos formativos que potencializam os saberes e conhecimentos acerca da gestão escolar a partir da parceria entre Semec e Cecampe: é mais um passo importante na construção de uma escola cada vez mais atuante, acolhedora, democrática e promotora de uma educação de qualidade social”, disse Alberto Damasceno, presidente do Conselho Municipal de Educação de Belém.

Além disso, os educadores receberam orientações sobre os recursos disponíveis por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), um programa do Ministério da Educação que visa fortalecer a autonomia das escolas na gestão dos recursos financeiros, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e qualidade do ensino.

Para os diretores e coordenadores das escolas municipais de Belém, a participação neste evento representou não apenas uma oportunidade de capacitação profissional, mas renovou um compromisso com os princípios da gestão democrática e da melhoria contínua da qualidade da educação.

Carine Coelho, diretora da escola municipal Santana do Aurá, conta que o conselho escolar da unidade já está instituído e tá finaliza o procedimento final. Ela conta que essa formação se faz necessária para todas as unidades da rede municipal.

“A gestão democrática é um marco dessa gestão, um colegiado de que toda a comunidade escolar faz parte, que ajuda na dinâmica da escola. Seja da aprendizagem e no administrativo. Assim, produz melhorias além do que a Semec já desenvolve em prol da rede de ensino”, declarou Carine. 

Joyce Profeta, diretora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Catalina III, também participou da reunião. “Esse momento é uma etapa para avançar no processo de funcionamento do novo conselho de nossa unidade. Então, essa formação mostra um diálogo de conhecimentos para que possamos empenhar e efetivar os procedimentos necessários nas escolas que ainda estão percorrendo o processo”, pontuou Joyce.

Rede Municipal

Atualmente, das 54 escolas aptas ao processo eleitoral, 40 gestores serão empossados com o compromisso de garantir os princípios da gestão democrática em seu mandato, de 01/01/24 a 31/12/25.

Texto: Leandro Muller

Fonte: Agência Belém/Foto: Leandro Muller/Ascom Semec

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo