Na última sexta-feira, 21, os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santarém participaram de uma reunião com o Núcleo de Atenção Primária em Saúde (NAP), Núcleo Técnico de Referência em Saúde (NTRS) e programa “Melhor em Casa” (PMEC), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O objetivo do encontro foi alinhar estratégias para aprimorar os serviços oferecidos à população. O encontro foi realizado no Centro de Informações Ambientais (CIAM) e reuniu enfermeiros das UBS da área urbana, para discutir melhorias no atendimento e na gestão dos serviços.
Durante a reunião, foram abordados temas como a otimização dos fluxos de atendimento, a ampliação do acesso da população aos serviços básicos de saúde e a implementação de novas diretrizes para fortalecer a Atenção Primária no município. A troca de experiências entre os coordenadores das UBS também foi um ponto central do encontro, permitindo a identificação de desafios comuns e a construção de soluções conjuntas.
A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária, Ivana Pimentel, falou a importância desses encontros, para garantir um atendimento mais eficiente e mais humanizado. “Temos já definido um calendário para o ano todo de reuniões mensais com a equipe de saúde que atua na Atenção Primária. Esses encontros são fundamentais para alinhar nossas ações e garantir que as UBS estejam preparadas para atender às demandas da comunidade”, afirmou.
Além disso, foi destacado sobre o combate à dengue em Santarém e nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. O técnico referência em zoonoses e arboviroses do 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, Felipe Dantas, apresentou os dados mais recentes e esclareceu sobre a necessidade de manter o sistema de monitoramento atualizado para controle e prevenção da doença.
A reunião também foi um momento para que as coordenações dos programas Melhor em Casa, Saúde na Escola (PSE) e Multi, gerenciados pela Semsa, esclarecessem dúvidas dos profissionais das UBS sobre o funcionamento dos programas do Ministério da Saúde.
Os coordenadores das UBS reforçaram a necessidade de um trabalho integrado entre as unidades, destacando que a troca de informações e o planejamento conjunto são essenciais para enfrentar desafios e promover melhorias contínuas no sistema de saúde pública em Santarém.
O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, também esteve presente e aproveitou a ocasião para reforçar as medidas que a gestão tem adotado. Ele destacou que a administração municipal está comprometida em implementar melhorias que garantam qualidade no serviço prestado à população, e isso inclui investimentos na infraestrutura das unidades e na ampliação do acesso aos atendimentos. “Com essas estratégias alinhadas, a expectativa é de que as unidades básicas possam fortalecer suas ações, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e acessível à população. Eu sempre digo ‘que a pessoa que quiser atuar na área da saúde para ser um bom profissional, primeiramente, precisa gostar de gente. E, segundo, para fazer bem o trabalho é preciso transformar obrigação em satisfação’”, declarou o titular da pasta.
Ao final do encontro, cada profissional das UBS recebeu materiais de rotinas administrativas e novos aparelhos de aferição de pressão arterial, contribuindo para a qualificação dos serviços prestados nas unidades.
Imagem: Agência Santarém