O médico, jornalista, crítico cinematográfico, produtor, pesquisador e um dos mais antigos divulgadores do cinema, Pedro Veriano, faleceu aos 88 anos, em um hospital da cidade, onde se encontrava internado bastante enfermo. O falecimento ocorreu ontem, segunda-feira, 06.
Pedro Veriano deixa uma lacuna imensa. É um dos mais antigos críticos de cinema do Brasil, chegou a abrir o Cine Bandeirantes, na garagem de sua casa, escreveu três livros voltados para o cinema e foi colunista de cinema de A PROVÍNCIA DO PARÁ por mais de três décadas. Também escreveu a coluna de cinema do jornal “Voz de Nazaré”.
Pedro Veriano dirigiu por muitos anos a Associação de Críticos de Cinema do Estado do Pará. Seu corpo está sendo velado no Cine Líbero Luxardo.
O empresário Carlos Santos, diretor-presidente de A PROVÍNCIA DO PARÁ, destacou que a perda de “um gigante da cultura” é de se lamentar, sobretudo, quando ele deixou seus escritos gravados nas páginas deste jornal, onde trabalhou desde a década de 1960 até os anos 80. “O dr Pedro Veriano é um dos ícones de nosso quase sesquicentenário jornal. Deus o acolha na eternidade, e que a família seja confortada neste momento triste”, disse Carlos Santos que é ex-governador do Estado e exerce também as funções de radialista, apresentador, youtuber e empresário.
Imagem: Reprodução