quarta-feira, fevereiro 12, 2025
Desde 1876

Cursinho pré-vestibular abre 60 mil vagas gratuitas para estudantes da rede pública em todo Brasil

O programa preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares do Projeto Salvaguarda está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro no site https://programasalvaguarda.com.br. Para 2025, há 60 mil vagas gratuitas destinadas a estudantes da rede pública, do primeiro ao terceiro ano do ensino médio – e também para quem já concluiu essa etapa. Mais do que um simples cursinho pré-vestibular, o Salvaguarda é um programa social de educação que existe desde 2017 e já auxiliou mais de 80 mil alunos de 1.557 cidades brasileiras.

O que o diferencia dos cursinhos tradicionais, onde os alunos só assistem às aulas sem um atendimento personalizado, é o fato de esse projeto oferecer acompanhamento individual para cada aluno por monitores voluntários cadastrados no programa. “Oferecemos uma metodologia humanizada e personalizada, que proporciona conexão entre os estudantes e um time de mais de 1.400 voluntários, todos universitários de instituições públicas”, afirma Vinícius Andrade, fundador do Salvaguarda.

Segundo ele, em 2025, o programa contará com um aplicativo e uma nova plataforma para ampliar o suporte aos alunos. Neste projeto, os participantes têm acesso a diversos recursos, incluindo:

  • Correção de redação: acompanhamento individualizado e correções mensais detalhadas. A média de redação no Enem 2023 entre os alunos do programa foi de 886 pontos, 272 acima da média nacional.
  • Tutoria personalizada: estudantes serão acompanhados por tutores do próprio estado durante quatro meses.
  • Reforço escolar: suporte de monitores para esclarecer dúvidas em diversas disciplinas.
  • Orientação profissional: contato direto com profissionais de diferentes áreas para auxiliar na escolha da carreira.
  • Simulados online: provas com correção baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia do Enem.

Desde 2017, mais de 2.500 estudantes conseguiram uma vaga em universidades públicas com o suporte do programa, sendo 1.000 somente na edição de 2024. Histórias de sucesso incluem Anna, de Goiás, aprovada em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Israel, do Maranhão, aprovado em primeiro lugar em Direito na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), além de Dulce, do Acre, que ingressou em Psicologia na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Criado em Ribeirão Preto (SP), o programa nasceu da experiência pessoal do fundador, que superou desafios socioeconômicos para ingressar no curso de Economia da USP. Em 2023, o projeto foi reconhecido com o prêmio LED. Hoje, Vinícius Andrade está no Rio de Janeiro cursando mestrado em Políticas Públicas na UFRJ e segue liderando a iniciativa que visa democratizar o acesso ao ensino superior.

Mais informações:

E-mail: vinicius2.andrade@usp.br

WhatsApp: (16) 99390-7355

Inscrições: https://programasalvaguarda.com.br

Fonte e imagem: Agência Pauta Social

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo