sábado, dezembro 14, 2024
Desde 1876

Deputado Bordalo destaca proposta de isenção do IR e defende justiça fiscal com equilíbrio econômico

O deputado Carlos Bordalo (PT), em pronunciamento na terça, 03, no plenário Newton Miranda do Poder Legislativo, destacou o anúncio do Governo Federal de enviar ao Congresso Nacional a proposta de isenção do imposto de renda para a faixa daqueles que recebem até 5 mil reais por mês.

A medida será discutida por deputados e senadores da República em 2025, e a previsão é de que entre em vigor em 2026. Para Bordalo, a medida é um avanço. “Demonstra um passo significativo da atual gestão do governo federal, com o compromisso de estabelecer justiça fiscal e reduzir as desigualdades sociais.”

De acordo com os cálculos da equipe econômica, cerca de 26 milhões de pessoas serão abrangidas pela atualização da faixa de isenção. Em sua compreensão, a mudança vai significar mais renda disponível nas mãos da população beneficiada com a isenção. “São trabalhadores e pessoas mais carentes, que enfrentam os desafios do dia a dia para sustentar suas famílias e construir uma vida digna”, disse.

No entanto, para Bordalo, é preciso que a mudança venha acompanhada de responsabilidade fiscal e de mecanismos que venham a garantir o equilíbrio das contas públicas. “Devemos dialogar com o Congresso, a sociedade civil e especialistas para assegurar que essa transição seja sustentável e contribua para o fortalecimento da nossa economia.”

“A taxação dos super-ricos, o combate à sonegação fiscal e a maior eficiência no uso dos recursos públicos devem continuar sendo prioridades no debate público”, apontou o deputado, como maneira de tornar nosso sistema tributário mais justo e progressivo.

Imagem: Celso Lobo (AID/ALEPA)

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo