terça-feira, abril 15, 2025
Desde 1876

Dia do Jovem: faixa etária é marcada pelos vestibulares

Provas que dão acesso ao ensino superior exigem intensa dedicação dos estudantes

Victoria Nogueira Rosacolaboração para a CNN

Dia do Jovem é celebrado neste domingo (13) no Brasil. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) define essa faixa etária como a que vai dos 15 aos 24 anos.

É nessa fase que muitos se preparam para o vestibular. A fase de provas, que são porta de entrada para as universidades, exige intensa dedicação dos estudantes.

Em entrevista à CNN Brasil, Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa, explica que durante o processo, o estudante deve estabelecer prioridades. Isso vale especialmente quando os estudos começam no meio do ano, por exemplo. “O conteúdo dos vestibulares é grande. Se você tenta esgotar todos os temas, o tempo não é suficiente”, diz.

Uma estratégia indicada é fazer simulados e provas anteriores dos vestibulares para ter um diagnóstico dos assuntos que podem cair. “Fazendo provas anteriores do Enem, por exemplo, o estudante vai ter noção dos temas que mais caem, como caem, com qual profundidade. Os enunciados não são diretos. Eles têm textos, gráficos e tabelas que precisam ser analisadas”, destaca.

A resolução de exercícios ajuda o estudante a identificar em qual assunto está com mais dificuldade. “Quando o estudante está com problemas em determinada disciplina, ele deve focar em fazer poucos exercícios, mas com qualidade e cuidado. Um erro muito comum é ficar olhando apressadamente a resposta”, afirma Motta. Fazer resumos, mapas mentais e fichamentos do que está sendo estudado ajudam a fixar o que está sendo aprendido.

Cronograma de estudos

À CNN Brasil, Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Campinas, aponta que um cronograma de estudos deve ser estabelecido após o jovem compreender como é a sua rotina. “O estudante deve identificar quais são os seus compromissos [como a escola, no caso dos que estão terminando o ensino médio]. Depois, verificar quanto tempo tem disponível para os estudos. Nesse processo, é importante definir um lugar que seja adequado para estudar”.

Junior orienta que os estudantes organizem uma tabela com os compromissos já existentes. Nela, devem indicar os horários:

  • Em que acordam e vão dormir;
  • Em que estão na escola ou trabalho;
  • Em que tomam café da manhã, vão almoçar e jantar;
  • Em que fazem atividade física;
  • Os dedicados ao lazer.

“Na sequência, o estudante pode distribuir os horários livres, preenchendo de acordo com cada disciplina. Em geral, recomendamos uma hora de estudos para cada disciplina”, diz. O docente explica que esse tempo não deve ser fixo. Ao contrário, é necessário que se adeque ao ritmo de estudo do aluno. “Vamos supor que ele tem muita facilidade em história. Então, talvez não seja necessário uma hora de estudo. Mas se for um aluno que tem dificuldade em química, meia hora a mais é benéfico”.

Junior ressalta que é importante que o jovem consiga equilibrar a saúde e bem-estar com os estudos, sem negligenciar as horas de sono. “Além disso, quem vai prestar o vestibular deve ficar atento às informações referentes à prova. É importante conhecer bem os editais, entender como funciona cada prova, e se atentar às mudanças que elas podem ter”.

Foto: undefined

Recuperação de Credito 300-x-100
300x100 Banpará Bio 2025
LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,055FansLike
3,655FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
320x320 Banpará Bio 2025
LCI-Banpara320x320px
320x320_BANNERWEB_SEMANA-DOS-POVOS-INDIGENAS
320x320_BANNERWEB_SEMANA-DOS-POVOS-INDIGENAS

Mais recentes

×