sexta-feira, novembro 21, 2025
Desde 1876

DiCaprio anuncia doação bilionária para projetos indígenas às vésperas da COP30

O ator e ambientalista Leonardo DiCaprio anunciou, no começo deste mês, que a organização Re:wild — da qual é cofundador — destinará mais US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) ao The Forest Tenure Fund, fundo criado durante a COP26, em Glasgow, para financiar iniciativas de conservação lideradas por povos indígenas e comunidades tradicionais.

Em publicação nas redes sociais, DiCaprio destacou o papel central desses povos na proteção dos ecossistemas.
“Os povos indígenas nos mostraram que a proteção da natureza é a nossa solução mais eficaz para as crises climáticas, da biodiversidade e do bem-estar humano”, afirmou o ator, ao defender investimentos que garantam a proteção de suas “terras ancestrais”.

A poucos dias do início da COP30, em Belém, ele chamou atenção para a importância da Amazônia brasileira e fez críticas ao avanço da destruição ambiental.
“Nas últimas quatro décadas, a pecuária foi responsável por 95% do desmatamento no Brasil. Globalmente, a pecuária e indústrias extrativas como mineração e petróleo causaram a destruição de centenas de milhões de hectares de ecossistemas insubstituíveis”, ressaltou.

DiCaprio também conclamou líderes mundiais que estarão no Pará a direcionar recursos a programas comandados por povos originários.

“Nossos líderes na COP30 devem garantir aos guardiões mais eficazes da natureza os recursos de que precisam para continuar protegendo ecossistemas vitais, por meio de mecanismos como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre”, defendeu.

Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ com informações do Instagram do Conexão Planeta

300 x 100 - BLACK

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,283FansLike
3,577FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
320 x 320 - BLACK
Webbanner_320x320px

Mais recentes