O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu que o grupo terrorista Hamas deve libertar, até o próximo sábado (15), todos as pessoas mantidas reféns pela milícia. A informação consta em um comunicado divulgado pela Casa Branca nesta quarta-feira (12).
– O presidente reiterou que o Hamas deve libertar todos os reféns, incluindo todos os americanos, o mais tardar no sábado, e pediu a ajuda do rei para garantir que o Hamas, bem como os líderes da região, entendam a gravidade da situação – disse o comunicado, que fez referência a uma reunião em Washington com o rei Abdullah II, da Jordânia.
O Hamas anunciou, na última segunda (10), que não libertará os três reféns que deveriam completar a primeira fase do cessar-fogo no próximo sábado. O grupo acusou Israel de descumprir um acordo que incluía a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Em resposta, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça (11) que as Forças de Defesa de Israel retomarão a ofensiva em Gaza no próximo sábado se o Hamas não libertar os reféns no enclave. A fala ecoou uma declaração de Trump, que, na última segunda, disse que se o Hamas não devolver os reféns conforme anunciou, Gaza se tornará “um inferno”.
*EFE
Fonte: Pleno News/Foto: EFE/EPA/ALLISON ROBBERT/POOL