sexta-feira, julho 12, 2024
Desde 1876

Elon Musk se une com a gigante dos tratores John Deere para revolucionar o Agro do Brasil

Elon Musk, através de sua empresa SpaceX, fechou uma parceria inédita com a John Deere. O foco da parceria é disponibilizar internet via satélite da Starlink para o setor Agro no Brasil e Estados Unidos. Enquanto o mundo se atualiza, certas regiões, especialmente as rurais e campestres, enfrentam desafios devido à escassez de conectividade. Essas áreas frequentemente ficam à margem dos avanços tecnológicos. Contudo, uma mudança importante no Agro do Brasil está no horizonte com o estabelecimento de uma parceria inovadora entre a Space X, do bilionário Elon Musk, e a John Deere – uma das maiores empresas de máquinas agrícolas do mundo.
Este novo acordo entre a empresa de Elon Musk e a John Deere promete ser um marco para o avanço tecnológico no campo, em especial para o agro brasileiro.
A parceria estratégica entre as duas gigantes tem como principal objetivo expandir a eficiência na agricultura, focando principalmente nas áreas Agro com acesso limitado à internet. Isso será possível por meio da integração do serviço de via satélite Starlink, da SpaceX, com as máquinas agrícolas produzidas pela John Deere, transformando a forma como a agricultura é conduzida em locais remotos.
A John Deere divulgou recentemente a formalização de uma parceria com a SpaceX, liderada pelo empresário Elon Musk, com o objetivo de disponibilizar serviços de conectividade via satélite (SATCOM) para o setor Agro.
Através do uso da rede Starlink, que é referência no mercado, os agricultores que sofrem com problemas de conectividade nas áreas rurais poderão acessar de forma plena as tecnologias de agricultura de precisão.
O acordo possibilitará aos clientes da John Deere aumentar a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade de suas atividades agrícolas, enquanto continuam a suprir suas comunidades e o mundo com alimentos, combustíveis e fibras, contribuindo para o sustento de uma produção de uma população mundial em expansão.

ENTENDA
Durante o anúncio, Aaron Wetzel, vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere, destacou que valor da conectividade para o setor Agro é mais abrangente do que qualquer ação individual já realizada.
A conectividade desbloqueia enormes oportunidades que antes eram limitadas ou estavam disponíveis. Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento de seu desempenho.
O executivo completou dizendo que cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável. O plano ambicioso de Elon Musk conta atualmente com cerca de 5.300 satélites em órbita com foco em expandir para 42 mil e a empresa continua buscando novos clientes ao redor do mundo.
Nesse cenário, a integração da Starlink nos tratores da John Deere será particularmente relevante nos EUA e no Brasil, onde uma parte significativa das áreas rurais sofre com o baixo acesso à conexão de internet.

ACORDO
Na verdade, nos Estados Unidos, cerca de 30% dessas áreas têm acesso limitado à internet, mas no Brasil esse número chega a mais de 70%, destacando a mudança que essa parceria trará para o Agro brasileiro. Desta forma, esse acordo beneficiará centenas de agricultores.
Apesar dos preços das antenas e dos serviços de software para a conectividade Starlink ainda não tenham sido determinados, essa colaboração marcará uma nova era para a empresa de Elon Musk.
A solução SATCOM promoverá a conexão de equipamentos agrícolas novos e já em uso através de serviços de internet via satélite e terminais robustos. A tecnologia possibilita recursos como autonomia, compartilhamento de dados em tempo real, diagnósticos à distância, suporte técnico avançado e comunicação entre máquinas, melhorando a eficiência e o tempo produtivo dos agricultores.

Imagem: Reprodução

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo