sábado, julho 12, 2025
Desde 1876

Em Salvaterra, PM apresenta Programa Patrulha Rural em feira de agricultura familiar

Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI) apresentou o projeto para estreitar ainda mais o relacionamento com a comunidade local

Por Edson Costa (PMPA)

O Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), em Soure, no Marajó, apresentou, neste sábado (12), para o público da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Salvaterra, no Marajó, o funcionamento e os objetivos do Programa Patrulha Rural, sua área de atuação e os benefícios da integração entre os produtores rurais e a Polícia Militar.

A apresentação aconteceu durante a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Salvaterra, realizada pela prefeitura municipal, com a presença de agricultores, pescadores e artesãos, que comercializaram seus produtos diretamente ao consumidor.

O CPR XI também aproveitou a oportunidade para divulgar os canais de pré-cadastro, permitindo que os produtores manifestem interesse em participar do programa Patrulha Rural, e contribuam com informações importantes para o planejamento e a execução do policiamento rural.

O Programa Patrulha Rural foi instituído na PM em 2022 com objetivo de capacitar policiais militares para atuação de acordo com as especificidades do Pará, que tem regiões rurais extensas com a necessidade de um atendimento mais célere às demandas dos moradores das localidades. O projeto utiliza as novas tecnologias para facilitar o patrulhamento nas vias rurais e, consequentemente, melhorar o serviço prestado.

O programa foi implementado na região do Marajó no início de 2025 a partir de uma iniciativa do comando do CPR XI, com o objetivo principal de promover a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades rurais dos campos marajoaras. 

Capacitação

Uma das principais ferramentas utilizadas pela Patrulha Rural e a utilização de um cadastro  georreferenciado das propriedades rurais permitindo um planejamento mais eficiente, pois passa a se conhecer as especificidades de cada região permitindo ações preventivas personalizadas e um atendimento mais rápido às demandas, considerando que as propriedades serão todas cadastradas e identificadas por meio de coordenadas de GPS (“Global Positioning System”), que facilitam a sua localização, e com isso, passam a ser monitoradas através de visitas técnicas de prevenção.

Para capacitar os agentes para atuar de forma segura e especializada nas ações de georreferenciamento, o CPR XI realizou, entre os dias 07 e 10 de Julho, a Capacitação de Pilotagem e Mapeamento Aéreo com Drone, organizada em parceria com a Faepa/ Senar, a capacitação habilitou 30 policiais militares da unidade, que atuam no projeto Patrulha Rural no Marajó, para operar drones com segurança e eficiência, utilizando técnicas de mapeamento aéreo e coleta de dados geoespaciais, monitoramento rural e prevenção de crimes.

Os militares participaram de instruções teóricas e práticas referentes a temas sobre Legislação aplicada ao uso de drones em segurança pública, Fundamentos do RPA (Aeronave Remotamente Pilotada), Estrutura interna e funcionamento de drones, Segurança de voo, análises e procedimentos; Aplicabilidade em operações policiais, Técnicas policiais com apoio aéreo, Checklist operacional, Decolagem, pouso e manobras, Simulação de falhas e panes, Tipos de voo e captação de mídia, Mapeamento com software especializado, Monitoramento de propriedades, entre outras.

As informações adquiridas também possibilitam que o produtor rural possa receber orientações sobre medidas de segurança e ações proativas para evitar que seja vítima de crimes. Uma outra ação é realizada através da comunicação direta com o Batalhão Rural, que receberá as informações por uma central de atendimento e monitoramento. A atuação da Unidade Rural se estenderá também na realização de ações de repressão qualificada em casos de crimes de roubo e furto nas estradas que ligam as propriedades do campo.

“O projeto implementado no Marajó é uma extensão do patrulhamento rural que já vem sendo realizado pelos Batalhões Rurais, dos municípios de Marabá e Castanhal, o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, lançou o desafio  de estender a ação para o Marajó, que tem uma área rural extensa e enfrenta problemas com o roubo e furto de búfalo, de gado. Iniciamos pelo georreferenciamento para mapear e ter um controle maior das áreas rurais. Hoje apresentamos o programa para produtores rurais da região, e além disso, durante a semana realizamos a capacitação de drone que vem para colaborar com o uso dessa tecnologia, o uso desse equipamento é fundamental para o mapeamento da área e com isso direcionar o policiamento, diminuir o tempo de resposta e ter um controle maior da área rural da região do Marajó Oriental”, finalizou o comandante do CPR XI, coronel Guimarães.

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,914FansLike
3,618FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes