terça-feira, maio 28, 2024
Desde 1876

‘Encontro entre Lula e Putin seria um grande erro’, afirma Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou ontem, quinta-feira, 18, que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrar pessoalmente com o líder russo Vladimir Putin durante a realização da cúpula dos Brics, que vai acontecer em Kazan, na Rússia, em outubro. A fala foi feita por Zelensky em resposta a uma pergunta sobre como ele via a possível viagem de Lula para a cúpula dos Brics, depois de o brasileiro não ter atendido diversos convites para visitar a Ucrânia e conhecer a realidade da guerra.

“É decisão dele reunir-se com Putin ou não. Mas isso seria um grande erro porque nós temos que isolar Putin politicamente. Ele precisa sentir que cometeu erros históricos ao atacar a Ucrânia e iniciar a guerra. E quando um líder se reúne com ele, dá legitimidade (a Putin). Acho que isso é um grande erro”, disse à CNN Internacional.

Zelensky aproveitou a deixa para fazer um convite público para Lula participar, pessoalmente, da chamada Cúpula da Paz, na Suíça, nos dias 15 e 16 de junho.

“Espero que ele venha em junho, para se encontrar comigo e com o presidente da Suíça, na cúpula. Esse é o lugar onde teremos a possibilidade de conversar”, afirmou o ucraniano.

Zelensky também disse que gostaria de ver o presidente brasileiro na Ucrânia. “Ficarei feliz em vê-lo na Ucrânia. Vou convidá-lo para vir. Mas serei inteligente e o convidarei para a Cúpula da Paz antes dos Brics. Primeiro ele se encontraria conosco”, disse.

Fonte CNN Internacional

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo