A Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima se destacou, nesta semana, ao engajar sua comunidade escolar em uma importante ação de solidariedade e esperança. Na última quarta-feira (2) e nesta quinta-feira (3), os estudantes, responsáveis e professores participaram de uma campanha de doação de sangue, promovida em parceria com a Fundação Hemopa, que visa ajudar pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas.
“A campanha de doação de sangue foi uma proposta da atividade do projeto de ciências da natureza. E como dentro do projeto abrange várias áreas, não só o conhecimento teórico, mas o engajamento dos estudantes nas ações sociais, nós nos mobilizamos em ajudar o próximo, numa campanha de doação de sangue para ajudar outras pessoas”, explicou a professora de biologia, Kelly France.
A iniciativa contou com a participação ativa de professores, estudantes maiores de 16 anos e seus responsáveis, resultando na impressionante coleta de 150 bolsas de sangue ao longo dos dois dias. Esse gesto altruísta demonstra o espírito solidário da comunidade escolar e também reforça o compromisso da escola em promover ações que impactam positivamente a vida de pessoas em necessidade. A mobilização para doação de sangue também demonstra como as ações coletivas podem fazer a diferença significativa na vida de muitos.
“Muito importante essa parceria da escola com o Hemopa, para ajudar os hospitais. Seria interessante se todas as escolas fizessem isso, para incentivar os estudantes a começar a doar sangue desde cedo, para eles saberem a importância que é doar sangue”, considerou Dinair Maia, responsável por acompanhar a doação de sangue da estudante Jeiziane Silva.
Quem também contribuiu com a campanha foi o estudante Pedro Vitor da Silva, que doou sangue pela primeira vez. Ele considera que ações como essa devem ser amplamente incentivadas no ambiente escolar, sendo essenciais para fomentar entre a juventude a importância de salvar vidas. “É muito importante doar sangue para salvar a vida das pessoas e acho muito bonita essa campanha da escola. Isso é muito importante, porque de fato, as pessoas precisam de sangue e é muito bacana doar sangue”, disse o estudante.
Para participar da doação, os voluntários precisavam atender a alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado antes da doação, respeitar um intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres. Além disso, menores de idade precisaram obter autorização dos pais para realizar a doação.
“A doação de sangue ainda não faz parte da nossa cultura. É importante incentivar e sensibilizar jovens sobre a necessidade da doação de sangue, tendo em vista que é um gesto voluntário e de solidariedade. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. O diretor da Escola Albanizia, Jorge Theo, abraçou a causa, e junto com os demais coordenadores e professores, fizeram uma grande mobilização na comunidade escolar, fazendo com que muitos estudantes e pais comparecessem para fazer a doação de sangue”, ressaltou Lorene Mota, assistente social do Hemopa.
Essa campanha é apenas uma das muitas ações que a Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima realiza ao longo do ano, buscando promover valores como a empatia e a responsabilidade social entre os estudantes. Iniciativas como essa ajudam a salvar vidas e fortalecem o espírito comunitário e a consciência social dos jovens, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes e engajados.
Fonte: Agência Pará/Foto: Ascom Seduc