Em mais uma iniciativa que reforça a estrutura de feiras e mercados em Belém, o governo do Pará entregou, na manhã deste sábado, 24, o Complexo do Guamá, em Belém. Reconstruído, o local garante conforto, segurança e proporciona um ambiente adequado para o trabalho dos permissionários e melhor acesso à população, promovendo a geração de emprego e renda, beneficiando mais de 80 mil pessoas no bairro mais populoso da capital paraense.
“Essa é uma grande conquista para o Guamá. Junto com a prefeitura de Belém, estamos entregando esse complexo de feiras e mercados, um ponto de encontro da comunidade do bairro, principal centro de abastecimento desta região de Belém. É mais um passo dessa parceria que permite com que estejamos em todas as localidades, estruturando o comércio, com os produtos organizados de forma adequada, prestigiando os trabalhadores e trabalhadoras das feiras e mercados, garantindo para as famílias um local adequado, com acessibilidade, higiene, uma referência na qualidade dos produtos”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a prefeitura de Belém, a obra do Complexo do Guamá envolveu o reparo de toda a estrutura antiga, com a troca da cobertura e a construção de novos boxes de carne, peixe, mariscos, hortifruti e demais produtos alimentícios, atendendo 192 permissionários e proporcionando 247 equipamentos de vendas.
“As feiras e mercados são pontos de encontro das nossas cidades. O Guamá é uma referência, as pessoas frequentam bastante as feiras para consumir alimentos, fazer um lanche, comprar as coisas para levar às suas casas. Então, é muito bom ver esse espaço de convivência e comércio entregue à população de forma digna. Aqui também temos muitos trabalhadores que acordam cedo, sustentam as suas famílias e é muito bom ver esse lugar com dignidade para que eles exerçam esse trabalho”, enfatizou a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.

Com piso de alta resistência, o Complexo do Guamá também recebeu rede de abastecimento de água e esgoto, drenagem para limpeza dos boxes, nova pintura, instalações elétricas, rede de combate a incêndio, novos banheiros, iluminação em LED, revestimento cerâmico e bancadas em granito e inox, garantindo mais infraestrutura para as cerca de 2 mil pessoas que diariamente procuram pelos produtos do local.
“As feiras e mercados estão na história da nossa cidade, mostram a diversidade do nosso povo. Estamos restaurando essa dignidade e reescrevendo a história. E isso tudo é graças à parceria entre a prefeitura e o Estado. Desde o aniversário da cidade estamos entregando uma obra por dia e vamos continuar nessa toada. A população do Guamá e os feirantes recebem mais um grande equipamento público”, falou o prefeito de Belém, Igor Normando.

Especialista no comércio de carne fresca, o autônomo Moisés Barbosa trabalha no Complexo do Guamá há cerca de 30 anos e aprovou a reconstrução do espaço. Ele agradeceu o esforço do Governo do Pará em entregar novas obras de infraestrutura que potencializam o emprego e a renda em Belém.
“Antes da obra estávamos passando uma crise, uns problemas aqui dentro, mas, graças a Deus, tudo mudou. Todos estão vendo que melhorou, né!? Estamos aqui dentro, trabalhando, porque lá fora, na feira provisória, estava ruim. A obra está aprovada! Todo mundo, até os fregueses, estão vindo e achando bonito, bacana, aprovaram. Governador Helder Barbalho, obrigado, nós te agradecemos muito, que Deus te abençoe”, afirmou o trabalhador.

Carmen Lúcia tem 62 anos e diversas vezes na semana recorre ao Complexo do Guamá para fazer compras. A consumidora acredita que o ambiente higienizado é um dos destaques do local.
“Está top de linha! Antes não tinha como andar aqui, as barracas, os tabuleiros, era tudo na rua, muito dificultoso. A limpeza também é algo importante pra quem quer fazer a compra dos produtos. É muito bom a gente chegar no mercado e encontrar tudo limpo. Parabéns, está tudo nota 10! Aprovado!”, falou a moradora do bairro do Guamá.

O investimento do Estado no complexo é de R$ R$ 7.420.131,43. O equipamento público gerou cerca de 300 empregos diretos durante a realização da obra.
“A população do Guamá acaba de receber um espaço higiênico, o que evita a proliferação de diversas doenças. Além disso, mantém e gera empregos, fazendo a economia local crescer. E também podemos destacar o público consumidor, que sai de casa sabendo que pode fazer as compras em um ambiente confortável e seguro”, disse o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
MAIS INFRAESTRUTURA PARA BELÉM
O Complexo do Guamá é o quinto investimento em obras e mercados entregues pelo Governo do Pará em um pouco mais de um ano. O Estado já havia garantido a reconstrução do Mercado da Farinha, também no Guamá, além do Mercado da Terra Firme e o Mercado e o Complexo da Pedreira.








