Na quarta-feira (29), a cidade de Belém recebeu uma grande formatura de efetivo das Forças Armadas do Brasil com mais de 4.500 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e órgãos de segurança pública em um evento chamado “Apronto Operacional”. O momento marcou oficialmente o início das atividades do Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada para dar apoio à segurança durante a COP 30 e que atuará em conjunto com os órgãos de segurança locais.
A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Belém e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de integrantes do Estado-Maior do Comando Marajoara. No local, foi exibido o efetivo completo e os meios que serão empregados entre aeronaves, viaturas, embarcações e equipamentos específicos demonstrando o grau de preparação e integração das forças para o grande evento. O general de Exército José Ricardo Vendramin Nunes, comandante do Comando Conjunto Marajoara, ressaltou durante o discurso a importância da coesão e da interoperabilidade entre as Forças Armadas e demais órgãos de segurança, trabalho esse que está em curso desde maio.
A mobilização não se limita apenas ao efetivo presente em Belém. Serão empregados mais de 7.000 militares, vindos de diversas regiões do Brasil, para atuarem durante a COP 30. A estrutura montada já inclui mais de 500 viaturas entre elas blindados , três helicópteros, 30 embarcações, três navios, 30 aeronaves, 16 drones e quatro sistemas antidrone. O conjunto visa garantir segurança terrestre, aérea, marítima e cibernética.
Imagem: Divulgação Comando Militar do Norte









