A Fundação Cultural do Pará (FCP) abriu inscrições para a oficina “Pinhole: um acaso da imaginação”, que será realizada de 8 a 26 de setembro, das 9h30 às 11h30, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, em Belém. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 4 de setembro, através de formulário eletrônico disponível na página da FCP.
A oficina vai ensinar técnicas de fotografia analógica usando câmeras artesanais feitas à mão, chamadas pinhole, além de fotogramas e revelação em laboratório, promovendo a compreensão dos processos tradicionais da formação da imagem.
A instrutora Joyce Nabiça explica que os participantes vão aprender como a imagem é formada dentro da chamada “câmera escura” e seguirão para a construção prática dessas câmeras, colocando em ação os conceitos básicos da linguagem fotográfica.
As inscrições são gratuitas para estudantes da rede pública, usuários do Infocentro, crianças com menos de 12 anos, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos a partir de 60 anos nesses casos, é necessário apresentar comprovante escolar ou documento comprobatório. Já estudantes da rede privada, universitários e demais interessados pagam uma taxa simbólica de R$ 20, paga presencialmente na confirmação, prevista para o dia 4 de setembro.
A oficina contará com carga horária de 30 horas e será ministrada em espaço do Curro Velho, situado na Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, Bairro do Telégrafo, em Belém.
Imagem: Reprodução Internet