sábado, dezembro 13, 2025
Desde 1876

Gás do Pará realiza intercâmbio na Gasmar para fortalecer programa de estágios

Gestores paraenses conheceram práticas premiadas de capacitação adotadas no Maranhão e buscam elevar o programa da GdP ao nível de excelência nacional

Por Edson Carvalho (GÁS PARÁ)

A Companhia de Gás do Pará encerrou a agenda de intercâmbios de 2025 enviando gestores administrativos e de recursos humanos para conhecerem o programa de estágios da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), ao longo desta semana. O objetivo é qualificar ainda mais a relação com os profissionais do futuro, que inclusive podem fazer carreira dentro da instituição, prática consolidada dentro da GdP.

Com 20 anos de atuação, a Companhia Maranhense de Gás está consolidada no mercado e compartilhou as boas práticas na formação de profissionais do setor com a comitiva paraense. “Fomos trocar experiências e conhecer as boas práticas da empresa, sobretudo relacionadas à área de recursos humanos, com um foco mais dedicado em relação à capacitação e desenvolvimento de profissionais através do programa de estágio”, afirma o supervisor de Recursos Humanos da Gás do Pará, Rodrigo Vieira.

Formar profissionais voltados para o trabalho com o gás natural é um desafio da GdP. “Não é um mercado bem abastecido em relação à capacitação, não tem formações específicas, não tem profissionais prontos no mercado. Algumas vezes você consegue trazer de fora. Mas desenvolver internamente através dos programas de estágio e outros, ajuda muito a gente a adaptar profissionais segundo a nossa cultura organizacional e conforme os nossos desafios particulares”, ressalta o gestor de RH.

Rodrigo Vieira e Mariana Argollo Arnhold, com Adriana Moares, gerente de RH da Gasmar (ao centro)
Rodrigo Vieira e Mariana Argollo Arnhold, com Adriana Moares, gerente de RH da Gasmar (ao centro)

A escolha pelo benchmarking com a empresa maranhense leva em consideração a proximidade geográfica, de realidades, mas também os resultados obtidos pela vizinha. “A Gasmar venceu o prêmio nacional IEL de Estágio Inovador, em 2024. Hoje, vários programas internos deles já são colocados em prática pelos próprios estagiários, com autonomia e qualidade nos procedimentos”, aponta a coordenadora administrativa da Companhia de Gás do Pará, Mariana Argollo Arnhold.

“Nosso objetivo é chegarmos também a um nível de excelência e, em breve, apresentar o programa de estágios da Gás do Pará como um exemplo, tanto em eventos quanto em premiações nacionais”, garante a coordenadora administrativa da GdP.

Em agosto, Gasmar fez visita técnica ao sistema de distribuição de gás natural da GdP, em Barcarena
Em agosto, Gasmar fez visita técnica ao sistema de distribuição de gás natural da GdP, em Barcarena

Em todo o Brasil, o Instituto Euvaldo Lopes (IEL) prepara jovens e empresas para o ambiente de alta competitividade, contribuindo com soluções para o desenvolvimento de carreiras e gestão corporativa. A GdP conta com estagiários nas áreas de administração, engenharia, tecnologia da informação e no setor jurídico. Duas novas vagas devem ser preenchidas no próximo mês. Atualmente, nove ex-estagiários da GdP fazem parte da equipe efetiva, o que representa cerca de 25% do quadro funcional.

“A gente desenvolve para manter e, dependendo de outras condições também, conseguir reter talentos ao longo do tempo e isso traz um valor agregado muito relevante para os resultados da empresa”, conclui Rodrigo Vieira.

Recuperação de Credito 300-x-100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,263FansLike
3,554FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
Webbanner_320x320px

Mais recentes