quarta-feira, junho 19, 2024
Desde 1876

Governador Helder Barbalho recebe o título de ‘Doutor Honoris Causa’ de Universidade

Administrador de empresas formado pela Universidade da Amazônia, o governador do Pará, Helder Barbalho, recebeu na noite desta segunda-feira (10), um dos dez títulos “Dr. Honoris Causa”, concedido pela Unama. A condecoração somente é conferida a personalidades que agregam valor à história da Instituição de Ensino Superior que completa 50 anos de fundação em 2024. O chefe do Executivo paraense participou da solenidade honrosa, realizada no Theatro da Paz, em Belém.

Emocionado com a homenagem, o governador do Pará falou sobre a grandiosidade da titulação. “Muito me honra receber esta comenda, esta deferência e, acima de tudo, poder agradecer todo o conhecimento que pude acolher e receber nos bancos da Universidade da Amazônia”.

“Ensinamentos estes que hoje, certamente, colaboram muito para que eu possa exercê-los como governador do Estado. Que possamos sempre ter na Unama uma referência educacional”, enalteceu o chefe do Executivo paraense.

Helder Barbalho lembrou, comovido, do dia em que ouviu no rádio seu nome no listão dos aprovados, e ainda de todos os anos de aprendizado na Unama.

“Hoje é uma noite muito especial, em que pude lembrar da minha época como estudante, época que eu tive o privilégio de ouvir meu nome no listão do vestibular e agora poder voltar aqui para receber esta comenda, a comenda mais importante da Universidade que me deu a oportunidade de graduar-me, sem dúvida é um momento muito importante da minha vida pessoal e de muita gratidão a todos que me permitiram e colaboraram para que eu pudesse chegar aqui”, reconheceu.

O presidente do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz enalteceu a presença do Governador e destacou a importância do título ‘Doutor Honoris Causa’, que foi entregue a poucas pessoas.

“Quero lembrar que a instituição, em todos esses anos, entrega hoje o sétimo título de Doutor Honoris Causa. Ao nosso governador, agradeço por levar o nome da UNAMA em sua trajetória. Você faz parte da história da nossa universidade.”, finalizou.

No evento, colaboradores, docentes, gestores e administrativos foram agraciados com certificados nas categorias funcionário mais antigo e docente mais antigo. A Unama também reconheceu e entregou certificação a um dos primeiros alunos matriculados na instituição, em 1974.

Diretora regional Norte do Grupo Ser Educacional e reitora da Unama, a doutora em Administração, Maria Betânia Fidalgo Arroyo, fez questão de exaltar a relevância de Helder Barbalho a ponto de ter o título concedido.

“Um homem público, que nos últimos anos, tem sido o timoneiro do Pará, alçando o nosso Estado como estrela de grandeza maior, importância inequívoca na Amazônia, no Brasil e no mundo. Assim é o governador Helder Barbalho, que governa com visão estratégica, ao posicionar o nosso Pará no mais elevado patamar de desenvolvimento de justiça social, de relevância política nacional e de liderança na Amazônia brasileira e Pan-amazônica”, enalteceu a reitora da Unama, a doutora Maria Betânia Arroyo.

Sobre a comenda – O título Doutor Honoris Causa é uma homenagem concedia aos profissionais e autoridades que ofereceram contribuições significativas para a coletividade. O Conselho Universitário da UNAMA escolheu os nomes a partir de uma análise minuciosa da trajetória profissional dos agraciados e entregará, durante a cerimônia, o diploma e a medalha.

Além do governador Helder Barbalho, outros nomes nacionais já receberam a honraria, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, doutor Paulo de Moura Ribeiro; o professor doutor, Arnaldo Niskier; o doutor e desembargador do TJ Pará, Milton Nobre; o professor doutor  Octávio Avertano Rocha e os doutores João de Jesus Paes Loureiro e Violeta Refkalefsky Loureiro.

Fonte: Agência Pará/Foto: Marcos Santos/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo