O Governo do Pará liberou ao público mais dois trechos da obra do Parque Linear da Nova Tamandaré em Belém: as quadras B e G. Essas áreas agora estão visíveis à população, com 90% das obras concluídas, conforme anúncio oficial da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Esses trechos são parte das intervenções estruturais para a COP30, a conferência mundial sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Belém em novembro. As quadras B e G agora exibem ciclovia, paisagismo, urbanização e pavimentação nova. A quadra G ainda conta com um anfiteatro, dois pergolados, mobiliário urbano como mesas, bancos e paraciclos pensados para proporcionar lazer e contemplação dos espaços .
Outros quatro trechos quadras I, H, C e E já tiveram os tapumes removidos anteriormente, o que permitiu à população acompanhar de perto o avanço do projeto .
Destaques da intervenção:

As obras se estendem por cerca de 1,4 km, com infraestrutura que inclui pavimentação, drenagem, passarelas e cinco comportas que controlam o fluxo das marés.
O projeto também abriga quiosques, espaços de convivência, playground, espaço pet, academia ao ar livre e áreas para eventos.
Ao longo das nove quadras, estão sendo plantadas 78 novas árvores, que funcionarão como “esponjas” para absorver parte da água da chuva e reduzir riscos de alagamentos.
Imagem: Agência Pará