domingo, agosto 10, 2025
Desde 1876

Governo federal estuda oferecer hospedagem gratuita ou com preço reduzido a delegações com orçamento limitado na COP 30

Com a COP 30 se aproximando em Belém, o governo federal avalia reservar leitos gratuitamente ou com tarifas especiais para delegações de países em desenvolvimento. A proposta visa aliviar a pressão de cerca de 25 nações que ameaçam reduzir participação caso os custos de hospedagem permaneçam em níveis proibitivos.

A ideia contempla o uso de parte das vagas nos navios-hotel MSC Seaview e Costa Diadema  já contratados pela Embratur para acolher delegados. Juntos, eles oferecem cerca de 10.000 leitos em 3.900 cabines; o número específico destinado a esse programa ainda será definido .

Apesar da iniciativa, o benefício seria restrito às delegações oficiais, deixando de fora representantes de ONGs, cientistas, acadêmicos e o público geral. Estima-se que a COP 30 atraia até 50.000 participantes, o que mantém a preocupação com o alto custo do mercado local.

Durante audiência na Câmara, o presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, afirmou que está em estudo “uma solução legal para que esses preços diminuam” entre as possibilidades avaliadas está a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Internamente, alguns defendem dividir o evento: realizar a cúpula em Belém e transferir atividades paralelas para outra cidade. O presidente Lula, no entanto, mantém a decisão de manter toda a conferência na capital paraense.

Imagem: Agência Pará

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,882FansLike
3,615FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes