segunda-feira, julho 22, 2024
Desde 1876

Governo leva serviços de saúde, beleza e cidadania para mulheres e meninas de Cametá

Dando continuidade ao calendário de ações desenvolvidas pelo projeto ‘Por Todas Elas’, o governo do Estado levou mais de 30 serviços para as meninas, mulheres e famílias do município de Cametá, localizado no nordeste paraense. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 3, no ginásio poliesportivo São João Batista, bem no centro da cidade. 

O projeto é realizado em duas etapas, sendo a primeira com a ação de cidadania e a segunda direcionada para fortalecer e empoderar as mulheres que desejam ingressar na política ou tornar-se uma liderança em sua comunidade. E para atender a população de forma geral, o governo oferece serviço de saúde, beleza, emissão de documentos, distribuição de cesta básica, kit enxoval para gestantes, motor de rabeta, redes e máquinas de costura, que são distribuídos conforme a necessidade de cada morador.

“Tantas mulheres sendo embelezadas na nossa carreta. E a gente sabe que isso ajuda muito na nossa autoestima, porque a gente se sente melhor e mais bonita. Com o ‘Por Todas Elas’ já atendemos mais de 25 mil pessoas. E quero reforçar também que, mesmo o projeto sendo pensado para atender as necessidades das mulheres, os homens também são bem-vindos e podem sim, participar desse momento conosco”, disse a vice-governadora do estado, Hana Ghassan. 

Enquanto mulheres e homens esperavam para realizar o atendimento de beleza, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), por meio da coordenadoria de Prevenção e Enfrentamento à violência de Gênero, levou informação sobre serviços e os direitos das mulheres, sobretudo, para aquelas que estão sendo vítimas de relacionamento abusivo. “Aqui elas estão esperando para ficar ainda mais bonitas e, enquanto isso, nós estamos realizando um trabalho de prevenção, explicando sobre os direitos das mulheres e onde elas podem buscar ajuda”, falou a coordenadora, Márcia Jorge. 

O secretário de estado de Articulação e Cidadania, Igor Normando, destacou que, “O Por Todas Elas é um projeto fantástico que vem sendo desenvolvido pelo governo, e já atendeu mais de 25 mil pessoas em diversas regiões do estado. É um trabalho que valoriza a mulher paraense levando serviços essenciais para garantir a cidadania, saúde e empoderamento.”

Mãe de 3 filhos, a dona de casa Lúcia Souza, aproveitou a ação para cuidar da saúde. “Tirei o dia para cuidar mais de mim e da minha saúde, vou fazer a consulta com o oftalmo e também já fui ao dentista mais cedo. Esse tipo de ação ajuda muito a gente, o governo está de parabéns.” 

Fortalecimento – O segundo momento da programação, direcionado para fortalecer a liderança feminina nos espaços de poder, iniciou com a palestra de fortalecimento da imagem, ministrada pela jornalista e comunicadora, Priscila Castro. Em seguida, foi iniciada a roda de conversa com as lideranças femininas. 

A programação foi aberta pela secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes. “Aqui nós queremos despertar a força que existe no coração de cada mulher para que ela seja o que ela quiser. Esse também é um momento histórico, porque assinamos o protocolo de intenção para a criação da Coordenadoria da Mulher de Cametá, fortalecendo assim, as políticas públicas voltadas para as mulheres.”

A deputada federal, Elcione Barbalho, participou do evento e ressaltou a importância do projeto para garantir o fortalecimento da mulher na política. “Uma dando as mãos para as outras, é só assim que a gente vence e nós precisamos estar perto uma das outras. Somos 52% do eleitorado, mas a nossa representatividade na política ainda é muito pequena”.

Por Todas Elas

O projeto ‘Por Todas Elas’ é realizado pela vice-governadoria, Secretaria de Estado da Mulheres (Semu) e a Secretaria de Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). O projeto já passou pelos municípios de Belém, Castanhal, Capanema, Breves, Paragominas e, agora, Cametá, atendendo mais de 25 mil famílias paraenses. 

Fonte: Agência Pará/Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo