domingo, março 16, 2025
Desde 1876

Hamas anuncia nomes de reféns israelenses que serão liberados

Nesta sexta-feira (7), o porta-voz das Brigadas Al-Qassam do grupo terrorista Hamas, Abu Obeida, anunciou os nomes dos três reféns que serão liberados da Faixa de Gaza no sábado, incluindo um com dupla nacionalidade, alemã e israelense.

Os cativos escolhidos são o alemão-israelense Ohad Ben Ami, de 56 anos, sequestrado com sua esposa, Raz Ben Ami (agora liberta), do kibutz Beeri; Eli Sharabi, de 53 anos, que perdeu os filhos e esposa no ataque do Hamas ao mesmo kibutz em 7 de outubro de 2023; e Or Levy, de 34 anos, levado à força no festival Nova.

Em troca, um total de 183 prisioneiros e detidos palestinos serão liberados, embora ainda não se saiba quantos deles serão entregues na Cisjordânia ocupada, devolvidos à Faixa de Gaza ou deportados para outros países, como Turquia ou Egito.

– Depois que a resistência palestina entregou os nomes dos prisioneiros inimigos, 18 prisioneiros condenados à prisão perpétua, 54 prisioneiros com sentenças pesadas e 111 prisioneiros da Faixa de Gaza que foram detidos após o ataque de 7 de outubro serão liberados amanhã como parte da primeira fase do acordo de troca – informou o Escritório de Imprensa dos Prisioneiros do Hamas, em comunicado.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou em comunicado nesta sexta-feira que o serviço nacional de inteligência (Mossad) e o as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) receberam a lista de sequestrados e disseram que as respectivas famílias haviam sido informadas.

A troca de sábado será a quinta desde o início do cessar-fogo em Gaza, em vigor desde 19 de janeiro, graças ao qual 18 outros reféns (incluindo cinco tailandeses não incluídos originalmente na primeira fase do pacto) já foram liberados em troca de cerca de 600 palestinos.

No entanto, além dos 33 reféns que devem ser liberados até 1º de março, somente por meio de novas negociações os militares israelenses do sexo masculino e aqueles com idade entre 19 e 50 anos poderão deixar Gaza na segunda fase, algo que os parentes dos prisioneiros imploram a Netanyahu para que aconteça.

– Temos o dever sagrado e o direito moral de trazer todos os nossos irmãos e irmãs para casa. Não desistiremos nem pararemos até que todos os reféns sejam devolvidos, segundo o acordo, até o último deles: os vivos para recuperação e os mortos para um enterro adequado – disse o Fórum de Reféns e Familiares de Desaparecidos, o principal defensor do acordo de libertação de reféns, após o anúncio com os nomes dos três cativos.

*Com informações da Agência EFE

Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/EPA/MAHMOUD ZAKI

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,088FansLike
3,664FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX
BANPARA

Mais recentes

×