Seguindo edições anteriores com “ansiedade” e “mudanças climáticas”, a palavra deste ano aponta para o mesmo caminho
Fernanda Garcia, colaboração para a CNN Brasil
Uma nova pesquisa realizada pelo Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia mostrou que a palavra que, para os brasileiros, define o ano de 2025 é “incerteza“.
Esta é a 10ª edição da “palavra do ano” e a eleita concorria com outras sete selecionadas por especialistas das áreas de comunicação, ciências sociais, filosofia e áreas correlatas.
“Incerteza” foi escolhida com 24%, concorrendo com “Inteligência Artificial” (16%), “Tensão” (15%), Justiça (14%), “Adaptação” (9%), “Amazônia” (6%) e “Burnout” (3%).
A pesquisa com as palavras escolhidas em uma amostra representativa para 1.500 brasileiros maiores de 16 anos, residentes em todas as regiões do país. As entrevistas foram realizadas entre 1º e 4 de dezembro, com margem de erro máxima de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Segundo Leandro Machado, sócio-fundador da Cause: “Em 2024, o Brasil disse que estava ansioso. Em 2025, disse por quê: incerteza. Quando duas palavras seguidas apontam na mesma direção, não estamos diante de tendência, mas sim diante de um diagnóstico“.
Desde 2017, a pesquisa “Palavra do Ano” da CAUSE e do Instituto de Pesquisa IDEIA busca capturar o espírito do tempo, refletindo os temas que mais mobilizam o Brasil em diferentes períodos históricos. Em 2024, a palavra escolhida foi “Ansiedade”, ressaltando o impacto das transformações rápidas e das pressões sociais na saúde mental dos brasileiros; antes disso, “Mudanças Climáticas” marcou 2023, demonstrando a crescente preocupação ambiental no país.
Também compõem o histórico: “Esperança”, em 2022, que acompanhou a expectativa de renovação institucional; “Vacina”, em 2021, simbolizando a retomada da confiança durante a crise sanitária; e “Luto”, em 2020, refletindo a dor coletiva causada pela pandemia. “Dificuldades”, em 2019, destacou os desafios econômicos do período; “Mudança”, em 2018, capturou os efeitos das eleições presidenciais; e “Corrupção”, em 2017, esteve alinhada aos desdobramentos da Operação Lava Jato.
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