Iniciativa facilita a rotina de cuidados e garante agilidade no transporte para famílias de Belém, Ananindeua e Marituba.
Em uma cerimônia marcada pela emoção no Palácio do Governo, o Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), a primeira entrega de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) da edição especial para mães atípicas. O programa, que visa alcançar 60 mil habilitações em todo o estado, entregou os primeiros 217 documentos a moradoras de Belém, Ananindeua e Marituba.
Inclusão e Renda
Idealizada em 2025, a edição especial oferta 4 mil vagas exclusivas para a primeira habilitação (categoria B) de mães de pessoas com deficiência. Durante o evento, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou que a iniciativa vai além da mobilidade: é um instrumento de inclusão no mercado de trabalho. “É um programa transparente que estamos ampliando para garantir que mais pessoas tenham esse acesso gratuito, que muitas vezes é inviável pelo alto custo”, afirmou Hana.
Superação de Barreiras
O depoimento das beneficiárias reforçou a necessidade da política pública. Para Alessandra Ferreira, mãe de dois filhos autistas, a CNH representa o fim das dificuldades no transporte público. “Andar de ônibus com crianças que se agitam é complicado. Hoje é o começo de uma grande mudança”, celebrou. Já a maquiadora Thainara Sobral destacou que o próximo passo agora é a conquista do veículo próprio para facilitar o trajeto até as clínicas de tratamento.










