O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), concentra a maior popularidade digital entre seus concorrentes. Ele tem mais seguidores nas redes sociais, alcançando a marca de 12,7 milhões no Instagram, número que chega a ser seis vezes maior que o segundo colocado, Guilherme Boulos (PSOL).
Segundo o Índice de Popularidade Digital (IPD), medido diariamente pela Quaest, que estabelece variação de 0 a 100, Marçal tem 79,3 pontos.
Muito atrás, em segundo lugar, Guilherme Boulos obteve 64,3 pontos e Tabata Amaral (PSB) marcou 56,9 pontos.
O índice compreende um algoritmo que considera 175 variáveis de diversas plataformas digitais, tais como X, Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O levantamento é um recorte temporal entre 1º de julho e 10 de agosto.
Em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, Ricardo Nunes (MDB), o atual prefeito da cidade, amarga o quinto lugar no IPD, com 43,6 pontos, em desvantagem também para Marina Helena (Novo), que marcou 49,9 pontos. José Luiz Datena (PSDB) alcançou modestos 34,6 pontos.
O IPD leva em consideração cinco fatores para definir a pontuação final. Fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por cada publicação), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
Pablo Marçal obteve pontuação máxima em todas essas métricas, menos no quesito mobilização.
Fonte: Pleno News/ Foto: Reprodução/YouTube Pablo Marçal