O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, cumpriu a missão institucional no Pará, na última quarta-feira, 19, com objetivo de tratar do protagonismo do MAPA na COP 30 e do projeto Embrapa Agri BR – Casa da Agropecuária Brasileira. A agenda programada pelo Ministério de Agricultura abriu com a reunião com governador Hélder Barbalho e, depois, estendeu-se com a visita às instalações da Embrapa Oriental e SFA/PA-MAPA.
A comitiva do ministro Carlos Fávaro contou com as presenças da presidente da Embrapa, Silvia Massaruhá, Pedro Neto (SDI/MAPA), Carlos Angustin (Assessor do Ministro), Carla Madeira (Chefe da Comunicação do Ministro) e Carlos Cesar de Augusto Soares (VideoMaker). Da programação fez parte, ainda, a visita de Carlos Fávaro às instalações da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Pará – SFA/PA-MAPA, presidida por Jesus Nazareno da Mota, e também à sede da Associação dos Servidores do MAPA- ASDEFA, onde ocorreu uma recepção das mais carinhosas.
Segundo o pessoal do órgão, nunca havia um titular da pasta visitado os funcionários e diretores de diversos setores. Inclusive, esta é a primeira vez que um ministro percorreu todos os setores para saber das necessidades, sobretudo de equipamentos novos e até de veículos. Fávaro ficou sensibilizado com os pedidos e prometeu, com incansável trabalho que esta sendo conduzido pelo Superintendente Regional Jesus Nazareno Magalhães de Sena, atender as demandas e também de outros que já chegaram a ele através de empresários para alavancar ainda mais a pecuária paraense, considerada uma das melhores do Planeta.
Durante a reunião realizada na própria sala de trabalho do Superintendente Jesus de Nazareno, ocorreu a inauguração da placa, um momento de muita euforia. Depois, houve pronunciamentos de diretores e funcionários elogiando a dedicação e empenho de Jesus Nazareno em conduzir a Superintendência com seriedade e competência.
A reunião contou com a participação dos funcionários e diretores do SFA/PA-MAPA, Disme/Imet, CEPLAC e Pesca, onde o Ministro enalteceu o encontro, resultando na maior aproximação, inclusive, com as instituições parceiras do MAPA no Pará, e a possibilidade do diálogo interno e da interação e continuidade das relações Interinstitucionais em favor do Desenvolvimento Sustentável e do sucesso da Agricultura e Pecuária do Pará.
Encerrando a visita do Ministro, a SFA/PA-MAPA recepcionou todos os presentes com Cofre Break.
Texto: Nonato Batista/Ronabar
