Em uma missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Catedral Metropolitana de Belém, às 9h deste sábado, 31, marcou a apresentação ao clero e ao povo católico da capital paraense e região metropolitana, o novo Arcebispo Coadjutor nomeado pelo Papa Francisco, Dom Julio Endi Akamine. O espaço do templo ficou pequeno para a acolher toda a multidão que se fez presente ao solene evento.
Dom Julio Akamine irá substituir Dom Alberto Taveira Corrêa, que entregou carta-renúncia ao Papa Leão XIV na última segunda-feira, quando completou 75 anos de idade, conforme determina o Código de Direito Canônico. Antes, o então arcebispo metropolitano de Sorocaba, São Paulo, foi nomeado para a nova missão, em Belém, pelo falecido Papa Francisco.

Recentemente, em coletiva de imprensa, Dom Júlio Akamine disse que irá substituir Dom Alberto, mas que o atual arcebispo só deixará o cargo quando assim o decidir o Papa Leão XIV e que, mesmo assim, ele continuará atuando como bispo emérito na capital paraense. Os três bispos, o titular, o emérito e o auxiliar, Dom Paulo Andreoli, continuarão morando na residência episcopal, na Rua Dr. Moraes, no bairro de Nazaré.
Segundo Dom Júlio, ele tem muito a aprender com Dom Alberto Taveira Corrêa e eles estará atuando juntos nos preparativos e durante a festividade do Círio de Nazaré, em outubro.
“Deixo o governo, mas vou continuar morando aqui, trabalhando como bispo. Vocês ainda vão ter de me atuar mais um pouco, eu ainda não vou morrer”, disse, aos risos, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Por Roberto Barbosa/A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagens: Arquidiocese de Belém