Moradoras do Conjunto Jaderlândia, em Ananindeua, viveram uma quinta-feira (4) especial com mais uma edição do programa estadual “Por Todas Elas”, que ofereceu mais de 30 serviços gratuitos em saúde, lazer e cidadania na Paróquia Cristo Peregrino. Centenas de pessoas foram atendidas com carinho e atenção.
A ação reuniu serviços como emissão de documentos, atendimentos médicos e odontológicos, exames oftalmológicos com escolha de armações para óculos, estética, atividades recreativas para crianças, atrações culturais e sorteio de prêmios. Também foram oferecidos benefícios como o CredCidadão e orientações do programa Sua Casa. O público feminino teve acesso aos cuidados oferecidos pelas Carretas da Mulher, com exames especializados como mastologia, ultrassonografias imediatas, mamografia e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).

A vice-governadora do Estado e idealizadora do programa, Hana Ghassan, destacou que o “Por Todas Elas” é acolhimento e cuidado, com foco no futuro feminino. “Hoje é uma das maiores ações, com muitos atendimentos importantes para melhorar a qualidade de vida das nossas mulheres”, afirmou. O governador Helder Barbalho reforçou a chegada do governo à comunidade, afirmando estar feliz em levar cidadania a um bairro simbólico como o Jaderlândia.
Histórias que tocam o coração
Para a moradora Juliana Nazaré, cuidar da saúde ocular, num momento difícil financeiramente, foi um alívio: “O atendimento foi maravilhoso… espero que o Governo continue trazendo melhorias para a nossa comunidade.” Já as amigas Tatiana Paixão e Joyce Damasceno destacaram a rapidez e qualidade dos serviços, especialmente na substituição da armação dos óculos, algo que aguardavam há três anos: “O Governo do Estado está de parabéns, atento às nossas necessidades.”
Lançado em 2024 pelo Governo do Pará, o programa “Por Todas Elas” já ultrapassou 160 mil atendimentos, levando serviços essenciais às mulheres em diversas regiões do estado. A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, reforçou que essa proximidade do governo com a comunidade desburocratiza o acesso a direitos básicos.
Imagem: Agência Pará