segunda-feira, janeiro 20, 2025
Desde 1876

Mundo – Imagens “vazadas” nas redes sociais chinesas revelam grande avião espião de quatro motores em voo

Imagens divulgadas nas redes sociais chinesas revelam um grande avião AEW&C, de quatro motores, que deriva do transportador estratégico Y-20. Identificada como KJ-3000, a aeronave que tem gerado rumores e expectativa no setor de defesa.

Equipado com os motores Shenyang WS-20, que prometem maior eficiência em comparação ao motor antigo Soloviev D-30KP-2 que equipava o Y-20, o KJ-3000 representa um avanço significativo nas capacidades aéreas da China.

Uma característica notável do KJ-3000 é a linha espessa visível na parte inferior da radome, que sugere a presença de dois radares de varredura eletrônica ativa (AESA), possivelmente giratórios para garantir uma cobertura total.

Especula-se que a fuselagem da aeronave também contenha radares AESA montados nas laterais, idênticos aos utilizados no KJ-700, outro modelo avançado de AEW&C da China, que já está em serviço na Força Aérea do Exército Popular da Liberdade (PLAAF).

Quando entrar em serviço, o KJ-3000 se tornará a segunda aeronave AEW&C a jato da PLAAF, juntando-se ao KJ-2000, que é uma derivação do Ilyushin Il-76 e atualmente a mais capaz dessa categoria, com um arranjo AESA de três lados que não rotaciona, embora com apenas quatro unidades operacionais até o momento. O KJ-3000 é, portanto, visto como um substituto para a limitada frota do KJ-2000.

Com motores mais eficientes, o KJ-3000 deverá ter uma vantagem clara em termos de autonomia em relação ao KJ-2000. Além disso, a nova aeronave apresenta um probe para reabastecimento em voo, algo que falta no KJ-2000, permitindo operações prolongadas sem necessidade de retorno frequente para reabastecimento.

É provável que o motor WS-20 apresente capacidades de geração elétrica superiores quando comparado ao seu antecessor russo, um aspecto crucial dado o alto consumo de energia dos sensores do KJ-3000, especialmente em contextos de conflito onde precisa detectar alvos difíceis, como aeronaves stealth e diversas plataformas não tripuladas.

Enquanto que o KJ-200 e o KJ-500 são considerados eficazes, ambas são aeronaves turboélice com tetos de operação limitados. A introdução de um grande jato como o KJ-3000 possibilitará operações em altitudes maiores, ampliando a cobertura do radar e permitindo que a aeronave opere a uma distância maior de potenciais caças adversários.

Essa capacidade de operar mais distante é vital, especialmente diante de avanços nas capacidades de combate aéreo do adversário, como o missil ar-ar Raytheon AIM-174B, que já está sendo usado em caças como o Boeing F/A-18E/F Super Hornet.

O recente relatório do Departamento de Defesa dos EUA sobre o poder militar chinês não mencionou especificamente o KJ-3000 ou o KJ-700, mas destacou a integração do KJ-500 na PLAAF. Esses sistemas de AEW&C estão amplificando a capacidade da PLAAF em detectar, rastrear e engajar ameaças em diversas condições e a longa distância, estendendo a rede integrada de defesa aérea do Exército Popular da China.

Embora o status de desenvolvimento do KJ-3000 permaneça pouco claro, além do fato de estar em fase de testes de voo, os rápidos avanços da China com a plataforma Y-20 e o motor WS-20, bem como seu crescente domínio em radares AESA, fazem com que a chegada do KJ-3000 ao serviço da PLAAF seja esperada nos próximos anos.

Imagem: Reprodução

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo