Três navios da Marinha do Brasil estarão abertos à visitação pública, na Estação das Docas, em Belém, neste domingo, 14, das 10h às 18h. Estarão atracados ao Cais da Escadinha o Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá”, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Xingu” e o Espaço Memória Corveta Solimões.
A programação integra os eventos alusivos à Semana do Marinheiro, período no qual a Marinha celebra o dia 13 de dezembro de 1807, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Força Naval. Ao longo do século XIX, Tamandaré teve participação em eventos decisivos na formação do Brasil, a exemplo das guerras de Independência, da Cisplatina e da Tríplice Aliança.
NAVIO-PATRULHA “GUARUJÁ”
O NPa “Guarujá” foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999. Tem como área de atuação o litoral do Pará, Maranhão, Amapá e Piauí, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém. Sua tripulação é composta por 29 militares. Tem 46,5 m de comprimento; 7,5 m de boca (largura); e 2,3 m de calado (distância entre a linha d’água e a quilha, parte mais baixa do navio). É equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras de 20 mm.
Em 2025, o NPa “Guarujá” foi empregado em operações conjuntas, com Ibama e Receita Federal, que resultaram nas apreensões de 500 quilos de lagosta e cinco toneladas de pescado, no litoral do Amapá.
Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu”
O Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” foi incorporado à Marinha em 29 de janeiro de 2013. Tem 24,5m de comprimento, 6,5m de boca e 1,4m de calado. É empregado em levantamentos hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, com a finalidade de contribuir para a atualização da cartografia náutica das principais hidrovias na região.
CORVETA SOLIMÕES
Incorporada à Marinha do Brasil em 3 de agosto de 1955, a Corveta Solimões ganhou o status de primeiro Navio-Museu da região Norte em 2004, fruto de convênio entre a Marinha e a Secretaria Executiva de Cultura do Pará. A Corveta esteve aberta ao público, no Cais da Casa das 11 Janelas, de 2008 até 2019. Após passar por reparos, o Espaço Memória Corveta Solimões voltará a receber visitantes.
Visitação pública a navios da Marinha do Brasil
Datas: 12, 13 e 14 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
Horário: das 14h às 18h
Local: Estação das Docas
A entrada é gratuita, sem necessidade de agendamento
Fonte e imagem: Ascom/4º DN











