Estudantes do curso técnico em Panificação da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) Salvaterra, localizada na região de integração do Marajó, levaram conhecimento e prática às escolas do município por meio do projeto “Mão na Massa”.
A iniciativa, que integra as atividades complementares do curso em 2024, visitou 10 escolas do município, onde ao todo 200 crianças do ensino primário participaram das oficinas de panificação, promovendo aprendizado técnico e conscientização sobre hábitos alimentares.
Coordenado pelo professor Denis Lima, o projeto tem como objetivo fortalecer o aprendizado técnico e prático dos alunos da EETEPA, enquanto beneficia estudantes do ensino fundamental com dinâmicas educativas voltadas para a panificação. Entre os temas abordados, destacaram-se: higiene das mãos, trabalho em equipe, análise sensorial de alimentos e leitura de receitas.
projeto Mão na Massa é mais do que uma ação educativa. É uma experiência de transformação pessoal e comunitária. Nossos alunos tiveram a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula, enquanto compartilham esses conhecimentos com outros estudantes. É gratificante ver o impacto que causamos” afirmou Denis.
Durante as visitas, os estudantes da EETEPA não apenas ensinaram técnicas de panificação, mas também incentivaram hábitos alimentares saudáveis e o cuidado com a manipulação de alimentos. Para Thais Santos, aluna do curso técnico, a experiência foi enriquecedora. “Participar foi muito prazeroso, pois saímos da zona de conforto. Estivemos em escolas Quilombolas e ao ensinar, eu também aprendi mais sobre como trabalhar em equipe e adaptar meu conhecimento para ajudar outras pessoas” diz a estudante.
O projeto também se revelou uma fonte de inspiração para os estudantes participantes, como ressaltou a coordenadora da Escola de Ensino Fundamental Bahai Olavo Novaes. “Os alunos ficaram fascinados com as atividades. Foi extremamente gratificante observar o entusiasmo das crianças ao aprender algo tão prático e relevante como a panificação. Além disso, as discussões sobre higiene e trabalho em equipe proporcionaram reflexões importantes para o dia a dia escolar” afirmou Silvana Lima.
Outro participante do projeto, a estudante Larysse Conceição, destacou o impacto social da iniciativa. “Fazer parte do projeto me fez perceber a importância de compartilhar conhecimento. Foi incrível ver como pequenas atitudes podem mudar a percepção das crianças sobre alimentação e cuidados com a saúde” pontua a estudante.
Texto de Carla Couto / Ascom Sectet
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação