Os dias, noites e madrugadas de carregar baldes e galões de água para garantir as tarefas e necessidades diárias começam a ficar para trás na vida de cinco mil moradores da Vila da Barca. A comunidade da área recebeu, na noite de ontem, segunda-feira, 22, o novo sistema de abastecimento de água pelo Governo do Pará, entregue em parceria com a Prefeitura de Belém. É o primeiro investimento concluído pelo novo modelo de gestão de saneamento básico executado pela concessionária Águas do Pará no estado.
A implantação de aproximadamente 2,3 quilômetros de redes de água elevadas beneficia famílias, tanto de conjuntos residenciais, quanto das palafitas. Todos os usuários serão incluídos na tarifa social e terão descontos na conta de água.
“Agora a Vila da Barca terá água tratada e de qualidade na torneira e no chuveiro, o que vai trazer mais qualidade de vida para os moradores daqui, todos beneficiados pela tarifa social, portanto sem aumento no valor da tarifa da água aqui na comunidade, que, em breve, terá, pela primeira vez, o esgotamento sanitário. Nós estamos avançando, vamos reformar a Unidade Básica de Saúde e trocar as pontes de estiva da Vila da Barca”, informou o prefeito de Belém, Igor Normando, durante a entrega d obra e conversa com moradores.
No ato de inauguração, o governador Helder Barbalho destacou a importância da iniciativa e reforçou que trata-se da primeira etapa de um projeto mais amplo.
“Estamos inaugurando a ligação de água de cerca de 1500 imóveis que antes não tinham acesso à água potável de qualidade, a partir de um sistema estruturado e que, a partir destes investimentos feitos pela nova concessionária de água do Estado, nós poderemos iniciar um novo ciclo na qualidade de vida destas famílias. Esta é a primeira etapa deste novo sistema de abastecimento e a partir de abril do próximo ano nós teremos a conclusão das obras de tratamento de esgoto desta comunidade”, destacou o governador.
Novo sistema é demanda antiga da comunidade
Vice-presidente da Associação de Moradores da Vila da Barca, Vânia Progênio nasceu e mora há 58 anos na comunidade. Ela recorda que há mais de 25 anos a implantação de um sistema de abastecimento de água era uma reivindicação, motivo de luta de muitos moradores.
“A chegada da água é conquista para nós moradores. Antes eu precisava carregar baldes com água que conseguia na travessa Coronel Luiz Bentes, aqui na Vila da Barca, onde ficava a única torneira dentro da palafita. E hoje temos água boa, limpa e de qualidade. Eu não vou mais precisar de bomba d’água para tomar banho de chuveiro e lavar louça” comemorou.
Vendedora de galão de água e moradora na Vila da Barca há 13 anos, Tatiana Beltrão, 35 anos, é uma das pessoas beneficiadas. “É a primeira vez que temos, aqui na comunidade, abastecimento de água, veio melhorar nossa qualidade de vida”, afirmou Tatiana.
Há cinco décadas Ana Telma dos Santos, 53 anos, mora na Vila da Barca. A chegada do abastecimento é fundamental para melhorias no trabalho de venda de açaí. “Aqui no nosso ponto batemos entre 35 e 40 litros de açaí todos os dias. Esse novo sistema de água veio melhorar nossa comunidade e a gente espera vender mais”, declarou Ana Telma.
Fonte e imagens: Agência Belém










