Na 1ª Conferência Nacional e IV Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília, o Pará se destacou nesta segunda-feira (4 de agosto). A secretária de Estado dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, integrou uma mesa de debates estratégica sobre a COP30, que será sediada em Belém em novembro .
Com forte protagonismo, ela enfatizou que a conferência não pode ser apenas um evento internacional na Amazônia. É essencial que os povos originários participem ativamente da construção das políticas climáticas. “Estamos aqui para garantir que essas vozes estejam no centro das decisões”, declarou Puyr Tembé .

Também presente na mesa, a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), representada por sua presidenta Concita Sompré, reforçou o papel das mulheres indígenas do Pará na defesa dos territórios e na formulação de propostas concretas para a COP30 .
A presença do Pará na agenda nacional se complementa com a atuação da Caravana dos Povos Indígenas proposta liderada pela SEPI que percorre as oito etnorregiões paraense, fortalecendo lideranças e dialogando diretamente com comunidades sobre as ações da conferência .
A participação ativa do Pará reflete a construção de um legado para a COP30 que valoriza saberes ancestrais, justiça territorial e a inclusão plena das mulheres indígenas nos espaços de decisão climática globais.
Imagem: Agência Pará