Um desdobramento significativo na operação policial trata do caso do avião monomotor que caiu em uma fazenda de Santana do Araguaia e carregava aproximadamente 430 quilos de pasta base de cocaína, apreendidos pela Polícia Militar, levados à Polícia Federal e incinerados com autorização judicial.
Na noite de sexta-feira (29), a Polícia Federal prendeu dois suspeitos um brasileiro e um boliviano que fugiram para uma área de mata após o pouso forçado, cerca de 40 quilômetros do local do acidente. Os dois foram capturados com armas, aparelhos de comunicação, GPS aeronáuticos, cédulas de moeda boliviana e um documento falso.
O brasileiro ainda tinha um mandado de prisão em aberto por roubo, expedido pela Justiça de Santa Catarina. Ambos foram autuados em flagrante e encaminhados ao presídio de Redenção, onde permanecem à disposição da Justiça.
A PF confirmou que a origem boliviana da aeronave, a grande quantidade de droga, o uso de moeda estrangeira e a rota armada confirmam tratar-se de um caso de tráfico internacional de drogas.
Além disso, foi instaurado um inquérito para investigar a rota do voo, os envolvidos e possíveis conexões com organizações criminosas mais amplas.
Imagem: PF/ Divulgação