quinta-feira, maio 23, 2024
Desde 1876

Pré-lançamento do livro Utopias Amazônicas e homenagem a Lúcio Flávio Pinto será nesta quarta-feira (24)

Na tarde de hoje (24), será lançado o livro “Utopias Amazônicas“, publicado pela Ateliê Editorial, durante o 5º Seminário Internacional América Latina e Caribe: Conflitos e políticas contemporâneas (Sialat- Abya Yala). O pré-lançamento ocorrerá no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA), às 16h.

Além disso, a ocasião será marcada por uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do jornalismo paraense, Lúcio Flávio Pinto. O sociólogo e professor é conhecido internacionalmente por sua atuação na defesa do meio-ambiente. Escreveu diversos livros tomando a Amazônia como norte e é o único brasileiro a fazer parte da lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Contando com a participação especial do renomado músico paraense Nilson Chaves, o evento promete ser um marco de celebrações e reflexões sobre a Amazônia, o Brasil e a América Latina.

Utopias Amazônicas

O livro “Utopias Amazônicas”, organizado por Marcos Colón e Lúcio Flávio Pinto, reúne 13 artigos e histórias de importantes pesquisadores e intelectuais dedicados ao estudo da Amazônia e de seus povos. Nesta obra, somos convidados a imaginar o conceito de uma utopia amazônica, onde a região não é mais desflorestada e explorada indiscriminadamente, e onde os povos amazônicos não são mais subjugados. E os autores, em suas interdisciplinaridades de conhecimentos, imaginam um mundo onde a ecologia e saberes ancestrais enriquecem a existência humana, abordando nuances da transformação individual e coletiva ao longo do tempo.

Os autores envolvidos no projeto são Nathália Nascimento, Julia Arieira, Carlos A. Nobre, Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, Fernando Michelotti, Edna Castro, Philip Fearnside, José Angel Quintero Weir, Alberto Chirif, Bruno Malheiro, Alberto Acosta, Renan Freitas Pinto, João de Jesus Paes Loureiro, Flávia Marinho Lisbôa e Raimunda Nonata Monteiro.

5º Sialat – Seminário Internacional América Latina e Caribe

O lançamento do livro ocorre como parte da programação do 5º Sialat, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de abril, na UFPA, em Belém. Esse seminário reúne grandes nomes da produção cultural e intelectual brasileira e internacional, incluindo Ailton Krenak, Edna Castro, Marcos Colón, Zelia Amador, Jane Beltrão, José Angel Quintero Weir, Ana Laura Rivoir, Francisco Reyes e Agustín Laó-Montes.

Promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) em conjunto com outros Programas de Pós-Graduação da UFPA e diversos parceiros nacionais e internacionais, o 5º Sialat visa promover debates e reflexões sobre temas cruciais como democracia, geopolítica, racismo, urgências climáticas, direitos humanos e defesa de território.

Ao longo dos três dias, o evento contará com oficinas, minicursos, conferências e mesas redondas, proporcionando um espaço para a troca de ideias e experiências entre os participantes, e contribuindo para um diálogo enriquecedor sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela região amazônica e pelo continente latino-americano como um todo.

Serviço:

Pré-Lançamento do livro “Utopias Amazônicas”
Data: 24 de abril de 2024
Horário: 16 às 18h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – UFPA (R. da Reitoria – Universitário, Belém)

Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo