Permissionários da Sedcon celebram organização da área e projetam alta na movimentação de clientes nos dias que antecedem a folia.
As vendas dos empreendedores que atuam no centro comercial de Belém apresentam um crescimento significativo neste período que antecede o Carnaval. Para assegurar o ordenamento e incentivar a economia local, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), intensifica, ao longo deste mês de fevereiro, as ações de padronização de equipamentos e organização das áreas comerciais da cidade.
Kátia Cardoso, de 53 anos, atua há 25 anos na travessa 7 de Setembro, setor emblemático pelas vendas de roupas e adereços temáticos. “Desde o fim de janeiro já comecei a expor aqui as roupas e acessórios de Carnaval, assim como ocorre no Natal, na festa junina, no Círio de Nazaré e no Halloween; em todas essas festividades a gente já se adianta e confecciona ou revende”, afirmou a trabalhadora, destacando a importância da sazonalidade para o comércio de rua.
Ainda segundo a vendedora, que é regularizada para atuar no centro comercial pela Sedcon, o impacto financeiro das festividades é determinante para o orçamento familiar. “Na época do Carnaval as vendas chegam a dobrar. É muito bom esses períodos festivos para aumentar nossa renda”, celebrou, reforçando o otimismo compartilhado por centenas de outros permissionários que dependem do fluxo de foliões na área.
Além das tradicionais fantasias, o segmento pet também ganha força no Comércio de Belém. Vera Silva, que trabalha com moda para animais há dez anos em frente ao Espaço Palmeira, observa que a tendência acompanha o comportamento dos consumidores que tratam os pets como membros da família. “Amo o que faço e agradeço por ter um local para comercializar meu trabalho”, destacou a empreendedora sobre a aceitação das confecções festivas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Belém, André Cunha, as ações de fiscalização e apoio são contínuas para manter a rentabilidade do setor. “Durante todo esse mês de fevereiro a Sedcon tem realizado ordenamentos no centro comercial, a fim de garantir que as vendas dos nossos permissionários tenham rentabilidade e ordem nesse período de grande movimentação”, explicou o titular da pasta.
Complementando os serviços de remanejamento, a Prefeitura também realiza a padronização dos trabalhadores, a exemplo do que ocorre com os permissionários do Espaço Palmeira. Enquanto a estrutura original passa por recuperação, os trabalhadores comercializam provisoriamente na travessa 1º de Março com equipamentos ordenados, garantindo que as obras não interrompam a geração de renda e o atendimento ao público.

Crédito: Ascom Sedcon








