quarta-feira, abril 17, 2024
Desde 1876

Professor da UFPA divulga lançamento de livro premiado sobre economia do açaí

O professor Francisco de Assis Costa lançará seu livro Economia e Território – Constituição e Dinâmica da Economia do Açaí na Região do Grão-Pará (1995- 2011), explorando a economia do açaí, Contas Alfa e bioeconomia. O livro “Economia e Território – Constituição e Dinâmica da Economia do Açaí na Região do Grão-Pará (1995 – 2011)”, escrito pelo professor titular do NAEA (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos), Francisco de Assis Costa será lançado na próxima segunda (26). A obra recebeu menção honrosa no VI Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro, concedido pela Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), no ano de 2023. O livro deriva da sua tese, defendida em 2016, para professor titular.

A principal inovação trazida pelo livro é a exploração do potencial das Contas Alfa, algoritmo que busca explicitar economias marginalizadas e cadeias complexas. Através dos resultados produzidos pelas Contas Alfa foi possível, por exemplo, fazer análises dinâmicas de uma economia local no contexto de uma discussão de planejamento regional e análise territorial. Segundo Francisco Costa, autor do livro, “na economia real existem áreas obscuras, setores recônditos, ‘escondidos’, que as estatísticas e os métodos econômicos convencionais não estão preparadas para retratá-los, em geral associados a populações marginalizadas e não consideradas. Aqui na região temos muitos exemplos. Um que gosto de citar é o da produção dos barcos de madeira, que vemos por toda parte, em que se utiliza tecnologia própria e se desenvolve em pequenos estaleiros, em localidades ribeirinhas, cuja existência as pessoas comuns, mas também os economistas, os técnicos de governo, os políticos não têm a menor ideia. Essas economias são invisibilizadas em função do grande setor de produção industrial. As diversas economias camponesas e artesãs têm esse caráter na Amazônia e no Brasil. O grande geógrafo brasileiro Milton Santos chamava há muito tempo a atenção para a importância desses setores, que ele denominava de ‘circuito inferior da economia’. Pois bem: a metodologia das Contas Alfa é capaz de expor esse ‘circuito inferior’ e seus componentes, calculando PIB, renda, nas formas de salários, lucros e impostos, bem como o produto final e seus destinos. Assim o fizemos com a economia do açaí que apresentamos neste livro”.

O açaí se tornou um produto de grande importância para a economia local, razão pela qual o professor o escolheu para exemplificar, no livro, o potencial das Contas Alfas, garantindo o conhecimento descritivo e analítico que elas promovem. Hoje o seu grupo de pesquisa, DadesA, no NAEA, está trabalhando para fazer a migração dos códigos atuais em sistema Basic para linguagens de fronteira, como o R e Python. A finalidade é ter uma plataforma que permita o acesso às muitas funcionalidades da metodologia e vulgarize sua aplicação.

Serviço

Lançamento do livro Economia e Território: Constituição e Dinâmica da Economia do Açaí na Região do Grão-Pará (1995-2011)

Dia: 26/02/2024

Hora: 09:30

Local: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Campus Profissional (UFPA). Av. Perimetral, nº 01, Guamá. Informações: (91) 98419-0827

Imagem: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo