A Usipaz Cabanagem participou com um grupo de teatro infantil que encantou o público
Por Amanda Engelke (SECULT)
Na manhã deste domingo (17), segundo dia da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a programação começou cheia de alegria, pensada especialmente para o público infantil. A peça de teatro “Os Cabaninhos e o futuro quase perdido”, apresentado pelo grupo cultural da Usipaz Cabanagem, trouxe leveza e conscientização ambiental, com atores mirins, de entre 6 e 12 anos.
América Bonifácio, assistente cultural da Biblioteca Infantil da Usipaz da Cabanagem, pela Fundação Cultural do Pará (FCP), é responsável pelo grupo, e conta sobre a preparação para apresentação: “A gente juntou algumas crianças que já frequentam a biblioteca, participam das atividades culturais, e eles toparam participar. A peça toda, o texto foi criado coletivamente, as crianças contribuíram muito. A gente pediu para eles pesquisarem, e eles foram trazendo informações, colocando falas. Até a construção do cenário, de adereços, tudo foi feito coletivamente”, conta América.
Maísa Caroline, uma das protagonistas da peça, conta sobre a experiência de se apresentar na feira do livro, “Foi um desafio porque era muito texto, mas foi muito divertido e fiz novas amizades”.

A peça conta a história de três amigas que viagem no tempo, conhecem diferentes realidades ambientais e encontram animais como a onça, a anta e a arara azul.
Logo em seguida, o Grupo Girandolê de Histórias, da Fundação Cultural do Pará (FCP), trouxe o espetáculo “O Dia que a Baratinha Quase Casou”, que uniu o teatro e a música no palco. De forma lúdica, com uma linguagem acessível, a apresentação abordou temas como incentivo à leitura, conscientização ambiental e reciclagem, conceito que vai além da história, já que toda a cenografia foi feita a partir de materiais reciclados.

A engenheira ambiental Carina Rodrigues assistiu as duas encenações acompanhada da família. “Eu vim com a minha filha, meus sobrinhos, minha irmã, meu cunhado e meus pais e estamos achando bem legal a programação infantil. Achei bem interessante essa apresentação da baratinha, com a consciência ecológica de forma divertida. Nós já compramos vários livros, pretendemos comprar mais e aproveitar essa oportunidade super importante de incentivar esse gosto pela leitura nas crianças”, aponta.
Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult