Os três reféns liberados pelo Hamas na Faixa de Gaza neste sábado (8), Ohad Ben Ami, Eli Sharabi e Or Levy, já estão em território israelense. A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel. O trio foi entregue por integrantes do grupo terrorista ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em Deir al-Balah, no centro do enclave.
Após receber os reféns, o CICV os levou aos militares israelenses posicionados na Faixa de Gaza, que os transferiram para uma base no sul de Israel, onde eles receberão um exame médico inicial e serão reunidos com seus parentes mais próximos antes de serem levados ao hospital.
Os três israelenses apareceram muito magros, com semblante sério e envelhecidos após mais de um ano em cativeiro em Gaza, quando foram levados a um palco por combatentes do grupo islâmico antes de serem entregues à Cruz Vermelha.
Em seus discursos, nos quais responderam a perguntas dos combatentes, eles pediram ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que não interrompa o cessar-fogo e garanta a continuidade das trocas de reféns por prisioneiros palestinos nas prisões israelenses.
Desde o início do cessar-fogo em Gaza, 16 reféns israelenses e cinco tailandeses foram liberados em troca de mais de 500 prisioneiros palestinos. Em troca dos israelenses liberados neste sábado, 183 prisioneiros palestinos e detentos nas prisões israelenses serão soltos, incluindo 111 pessoas que foram presas no enclave após os ataques de 7 de outubro de 2023.
*EFE
Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMAD