A Arquidiocese de Belém, sob organização da Comunidade Maíra, promove até esta terça-feira de Carnaval, 17, a 36ª edição do Renovai-vos. O evento, considerado um dos retiros abertos tradicionais da capital paraense durante o período de carnaval, acontecerá no Ginásio do Colégio Santo Antônio, no bairro da Campina. A expectativa da organização é reunir entre 2 mil e 3 mil Católicos ao longo dos quatro dias de programação.
Com o tema “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática” (Lc 11, 28) e o retiro propõe uma experiência de alegria que vai além da folia passageira. O objetivo é oferecer um ambiente seguro e de renovação espiritual para crianças, jovens e adultos, promovendo o acolhimento e a formação cristã Católica em preparação para a Quaresma.
PROGRAMAÇÃO E ATRAÇÕES
A abertura oficial ocorreu no sábado 14, das 15h às 19h. Nos demais dias 15 a 17, o evento segue das 8h às 19h. A grade de programação inclui a presença do bispo auxiliar arquidiocesano, dom Paulo Andreolli; padres, diáconos, missionários da Arquidiocese, além de pregações com missionários da Comunidade Maíra, como Padre Alan Henrique, Padre Wudson Gonzaga, diácono Denilson Leite, Rosilene Pereira, Rosane Carneiro e Padre Gilson Souza, missionário da Congregação do Preciosíssimo Sangue de Cristo.
O público pode participar de missas diárias, adoração ao Santíssimo, momentos de louvor, confissão e aconselhamento. Um dos pontos altos será o momento mariano com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Para as famílias, haverá um espaço infantil dedicado, livraria e lanchonete. O encerramento de cada dia contará com “evangeliza shows” com o ministério Maíra.
IMPACTO SOCIAL
Mais do que um evento religioso, o Renovai-vos carrega um histórico de transformação social. Ao longo de mais de três décadas, o retiro tem sido um ponto de virada para jovens e adultos em situações de vulnerabilidade, auxiliando na recuperação contra a violência e as drogas. Hoje, a estrutura do evento é sustentada por cerca de 200 voluntários, muitos deles frutos dessa transformação.
Fonte e imagem: Fundação Nazaré de Comunicação







