Sindicato das empresas de ônibus da cidade revela que 99 coletivos foram sequestrados e três incendiados este ano
O Rio de Janeiro enfrenta uma grave escalada na violência contra o transporte público, com quase 100 ônibus sequestrados desde o início de 2025. Segundo dados do Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade, 99 coletivos foram sequestrados e três foram incendiados, na maioria dos casos em retaliação a operações policiais.
A situação afeta diretamente a população, com 11 linhas tendo seus itinerários alterados diariamente devido à violência. O caso mais recente ocorreu na última terça-feira (18), durante uma operação da Polícia Militar no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, zona Norte do Rio. Criminosos incendiaram um ônibus da linha Ribeira-Bancários e sequestraram outros 12 veículos, que foram utilizados como barricadas para dificultar a ação policial. Além dos coletivos, caçambas de lixo também foram incendiadas.
Durante a operação no Morro do Dendê, a polícia prendeu quatro pessoas e apreendeu um arsenal significativo: quatro fuzis, três granadas, quatro rádios transmissores, coletes balísticos, munições e drogas.
As forças de segurança realizaram um trabalho de desobstrução na comunidade, removendo 38 barricadas de 14 vias diferentes. No total, foram retiradas 14 toneladas de materiais das ruas do Morro do Dendê. Apesar da intensidade dos confrontos, não houve registro de feridos durante as ocorrências.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Foto Reprodução