Inscrições estarão abertas entre 12 de agosto e 25 de agosto
Heloísa Noronha, colaboração para a CNN, São Paulo
A USP (Universidade de São Paulo) divulgou que entre 12 e 25 de agosto estarão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da instituição. O ingresso está previsto para o primeiro semestre de 2026 e a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) ficará responsável pela organização e aplicação do processo seletivo.
Ao todo, o programa oferecerá até 21 vagas no curso de mestrado e até 21 vagas no curso de doutorado e doutorado direto. Haverá ainda reservas de vagas para ações afirmativas. Para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado direto poderão participar os candidatos que completarem a graduação até 15 de dezembro de 2025. Para o curso de doutorado, o mesmo prazo vale para a obtenção do título de mestre.
Taxa de inscrição
O valor da taxa de inscrição para o processo seletivo da FFLCH-USP, que deverá ser feito exclusivamente pelo site da Fuvest, será de R$ 219. Os interessados na redução ou isenção da taxa de inscrição deverão realizar o pedido de forma on-line até esta sexta-feira (18) e enviar os documentos pessoais e comprovantes de sua situação socioeconômica.
Processo seletivo
O processo seletivo para o mestrado ocorrerá em duas fases. A primeira será composta por um exame de conhecimentos de Antropologia, que consistirá em prova escrita, a ser realizada em caráter remoto, no dia 14/09/2025. A segunda fase pela avaliação do projeto de pesquisa e a terceira pela arguição oral do projeto e do currículo.
Já o processo seletivo para doutorado e doutorado direto acontecerá em duas fases. A primeira será composta pela avaliação do projeto de pesquisa e da carta de apresentação; a segunda, pela arguição oral do projeto, carta de apresentação e currículo.
Reprodução/USP