Instituição se destacou em quatro áreas: direito, educação, medicina e saúde, e artes e humanidades
A Universidade de São Paulo (USP) reafirmou sua posição de destaque no cenário acadêmico global ao ser classificada como a melhor universidade brasileira em todas as 11 áreas do conhecimento avaliadas pelo THE World University Rankings by Subject 2026.
O levantamento, realizado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), foi divulgado na última terça-feira (20).
A instituição alcançou o “Top 100” mundial em quatro áreas estratégicas:
- Direito: 52ª posição
- Educação: 61ª posição
- Medicina e Saúde: 81ª posição
- Artes e Humanidades: 96ª posição
Panorama global
No topo da lista mundial, as universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido mantêm o domínio. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) lidera em três áreas (artes e humanidades, negócios e economia, e ciências sociais). Já as universidades de Oxford e Cambridge ocupam a liderança em medicina, computação e psicologia.
A avaliação rigorosa da consultoria britânica baseia-se em 18 indicadores de desempenho, que são criteriosamente adaptados para as particularidades de cada área do conhecimento.
Indicadores avaliados
Esses indicadores estão estruturados em cinco pilares fundamentais que medem desde a qualidade do ambiente de aprendizagem no ensino até o ambiente de pesquisa, considerando volume de produção, renda e reputação acadêmica.
Além disso, o ranking analisa a qualidade da pesquisa por meio do impacto e excelência das publicações, a perspectiva internacional através da diversidade de alunos e parcerias globais, e o vínculo com a indústria, avaliando a capacidade da universidade de gerar renda e patentes.
Em outubro de 2025, a instituição já havia garantido o posto de melhor universidade latino-americana no ranking geral da consultoria e, em dezembro, ratificou sua hegemonia ao manter a liderança absoluta no THE Latin America University Ranking.
*Publicado por André Nicolau, da CNN Brasil
Divulgação/USP








