Neste sábado (11), o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, será palco pela primeira vez do Global Big Day. O evento, realizado em todo o mundo, reúne observadores de aves em uma competição para registrar o maior número de espécies em 24 horas.
O Global Big Day de 2024 foi um verdadeiro show de engajamento e paixão pela natureza! Mais de 58 mil pessoas de todo o planeta se uniram em uma missão gloriosa: registrar o maior número de espécies de aves em 24 horas.
Para participar da competição basta abrir uma conta na plataforma digital eBird e registrar as observações feitas durante o Global Big Day. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode contribuir para esse evento, seja observando aves pela janela, no quintal de casa, na praça ou em um parque, como o Utinga.
Dados – Alguns observadores se reúnem em equipes e planejam expedições para documentar o maior número possível de espécies. Em 2018, o Brasil ficou em quarto lugar, com 1.036 espécies observadas, atrás apenas da Colômbia, Peru e Equador. Esse desempenho reflete a riqueza da biodiversidade de aves na América do Sul, um verdadeiro paraíso para os amantes da observação de aves.
Além da competição e da diversão, o Global Big Day tem um papel fundamental na ciência e conservação das aves. As informações coletadas e depositadas na plataforma eBird, não apenas nesse dia, mas ao longo de todo o ano, são essenciais para estudos sobre populações de aves em todo o mundo. Esse conhecimento embasa políticas de conservação e é um exemplo do poder da ciência cidadã na proteção da biodiversidade.
Foto: Igor Brandão/Divulgação