O novo viaduto em Ananindeua, na interseção entre as avenidas Mário Covas e Independência, está praticamente pronto as obras já alcançaram cerca de 85% de execução, segundo o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A estrutura contará com quatro faixas de rolamento e vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas, facilitando o trânsito entre a BR-316 e a avenida Augusto Montenegro .
Mas o que realmente chama atenção é a arte que agora veste o viaduto. O mural, pintado pelo artista Jeferson Cardoso, retrata a riqueza da floresta amazônica com elementos marcantes como o macaco-de-cheiro e a arara-canindé, em cores vibrantes e envolventes. Segundo Jeferson, seu objetivo foi trazer “tranquilidade” aos transeuntes, privilegiando a beleza da natureza por meio da arte feita “com carinho” .

A engenheira fiscal do NGTM, Emanuele Gaia, destacou o papel transformador da arte urbana: “Explorar a Amazônia por meio da delicadeza da arte realça a beleza e os legados que a COP30 nos deixará” .
Morador da região há décadas, Wyberlon Gester expressou seu entusiasmo com as mudanças: “O trânsito estava um caos. Estou ansioso pelas melhorias que esse viaduto trará para todos nós.” Essa transformação mostra como uma obra de infraestrutura pode ganhar alma com arte unindo mobilidade urbana, criatividade local e consciência ambiental.
Imagem: Agência Pará